Você sabe para que serve maca peruana e quais são seus superpoderes? Esse alimento nativo dos Andes Peruanos tem feito sucesso por ser rico em nutrientes. Seu consumo é muito simples e os benefícios que ele traz são incomparáveis.
O cultivo da maca é feito em altitudes entre 3.800 e 4.500 metros acima do nível do mar. Só isso já mostra a força que esse tubérculo tem. Considerado um vegetal crucífero semelhante ao rabanete, tem na raiz sua principal fonte de consumo e nutrientes.
A popularização do alimento está completamente associada aos benefícios que ele oferece. Suas características favorecem o emagrecimento, previnem a diabetes, fortalecem a saúde do coração e a imunidade, dão energia, entre outros benefícios. Estudos mostram que a maca peruana atua, inclusive, na melhoria da memória e na performance esportiva.
Quer conhecer mais sobre os benefícios da maca peruana e formas de usá-la na alimentação? Então, continue a leitura de nosso artigo!
Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Benefícios da maca peruana





Com tamanho valor nutricional, já ficou claro o motivo de a maca parecer ter superpoderes, divulgados amplamente por aí, certo? Confira detalhadamente seus principais pontos de ação.
Auxílio no emagrecimento
Por ser rica em carboidratos, essenciais para o organismo produzir energia, e fibras, que auxiliam na regulação intestinal e promovem saciedade, a maca é excelente para a perda de peso. Além disso, é leve em valor calórico — duas colheres de chá têm apenas 30 calorias.
Com variedade nas demais escolhas alimentares e boas combinações, dá para incluí-la em diferentes cardápios.
Aumento de libido e fertilidade
Um dos efeitos da maca peruana é a atuação sobre o hipotálamo, região central do cérebro que regula os níveis de estresse e o comportamento sexual.
Quando consumida, ao auxiliar no controle do metabolismo, há a partir dela um aumento do desejo. Não à toa, desde os tempos do Império Inca, no Peru, é reconhecida pelos povos andinos como um poderoso afrodisíaco.
Para completar, um estudo da Universidade Peruana Cayetano Heredia revelou que homens com idades entre 24 e 44 anos tiveram melhores índices de fertilidade ao consumir a maca peruana.
Prevenção da diabetes
Sua grande quantidade de fibras contribui para uma velocidade maior de absorção da glicose pelo corpo, além de evitar a liberação de uma grande quantidade de insulina por vez, os chamados picos do índice glicêmico.
Para quem quer prevenir a diabetes ou para aqueles que já têm a doença e buscam formas de controlá-la, a maca peruana é ainda mais recomendada.
Aliada do coração
O Ômega-3 é o grande responsável por proteger o coração de doenças como a hipertensão arterial. Tendo esse nutriente em abundância, a maca peruana ajuda no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL).
Combate à anemia
Esse tubérculo peruano é riquíssimo em ferro. Cada 100 g de maca contém cerca de 166 mg de ferro. Por conta disso, é uma excelente ferramenta para o controle e a prevenção da anemia, associada a carnes, ovos, leguminosas e vegetais verde-escuros.
Fortalecimento da imunidade
Por ser uma planta adaptógena (que ajuda na saúde adrenal), a maca favorece o organismo a enfrentar situações adversas. Ela revitaliza o corpo, combate a fadiga, fortalece e dá uma melhor resistência muscular, além de ter um altíssimo teor de proteínas.
Para aqueles que buscam melhorar também sua memória e foco, vale apostar nesse tubérculo.
Prevenção à osteoporose
A maca peruana contém mais cálcio que o leite comum em sua composição. Para que se faça uma comparação, cada 100 g de leite tem cerca de 100 mg de cálcio; enquanto isso, cada 100 g de maca tem 150 mg do nutriente.
Por isso, ela é ótima para o fortalecimento dos ossos, auxiliando no tratamento e na prevenção da osteoporose. Além disso, ao contrário do primeiro alimento, não tem gorduras saturadas em sua composição, nem tampouco é contraindicada para aqueles com intolerância à lactose.
Redução de sintomas da menopausa
Um dos efeitos da maca é que ela contribui para a regularização dos níveis hormonais. Consequentemente, os sintomas da menopausa são atenuados, como as ondas de calor e os males psicológicos causados pela mudança vivida pelo organismo, tais quais ansiedade e depressão.
Equilíbrio do estrogênio no corpo
Na falta de uma resposta à questão de para que serve maca peruana, há várias. Além das que já citamos, essa raiz também é benéfica à estabilização do estrogênio, falando sobre um hormônio específico.
O equilíbrio promovido é um baita auxílio para a saúde reprodutiva. Não à toa, ele regula a menstruação, promove a fertilidade e tende a contribuir para reduzir a retenção hídrica e o ganho de peso.
Mais energia sem cafeína
Faz parte do grupo de pessoas que estão sempre em movimento e precisam de uma boa reserva energética para lidarem com as questões do dia a dia, mas sente que a cafeína acelera demais o seu organismo e o deixa em um estado de ansiedade?
Aposte na maca peruana! Com ela, você se sente mais desperto e bem-humorado, sem os efeitos de tensão que alimentos como café e guaraná podem ocasionar.
Ajuda nos treinos de musculação
Gosta de treinar força e quer manter seus músculos saudáveis ou até mesmo aumentá-los? Então, confie também no potencial da maca peruana!
Rica em aminoácidos, dentre os quais se incluem os essenciais, ela colabora a favor da regeneração e da síntese muscular, permitindo que essas estruturas corporais se recuperem após uma sessão intensa de treinamento.
Ademais, a grande presença de antioxidantes em sua composição faz com que o envelhecimento do organismo ocorra de forma mais lenta. Ou seja, há ganhos notáveis no aspecto da pele, que fica muito menos flácida.
Como consumir
A maca peruana deve ser consumida em cápsulas ou em pó. Ela não pode ser ingerida crua porque, nessa forma, ela é tóxica, uma condição semelhante à da mandioca brava, no Brasil, rica em ácido cianídrico.
Para saber mais sobre como inseri-la em sua alimentação, continue a leitura.
Maca peruana em pó
De sabor neutro, sua versão em pó pode ser incluída em sucos, shakes, sopas, iogurtes, entre outros. No caso de sucos, ao usá-la com frutas cítricas, seus efeitos nutricionais são potencializados.
Maca peruana em comprimido
Já aqueles que preferem comprimidos podem começar a partir da ingestão de duas cápsulas por dia, sempre acompanhadas de alguma refeição.
A dica é apenas tentar não se empolgar demais, já que a dose máxima recomendada não pode passar de oito cápsulas em um único dia.
Contraindicações ao consumo da maca peruana
Quanto à indicação para o consumo, quase todos estão aptos a acrescentar a maca peruana a suas respectivas dietas, salvo algumas exceções. Porém, vale a regra da parcimônia: em excesso, o alimento pode atuar de modo negativo sobre os níveis hormonais.
As limitações de ingestão são direcionadas a mulheres grávidas e a lactantes, já que ainda não foram comprovados os efeitos sobre elas e o crescimento de seus filhos. Ademais, indivíduos com alterações relacionadas aos hormônios, como problemas na tireoide, e pacientes com câncer de útero, mama, ovário e endometriose devem investir em outros superalimentos, por precaução.
E fique atento: caso você tenha incluído a maca peruana recentemente em seu cardápio e apresente qualquer tipo de alteração negativa no organismo, descontinue o uso imediatamente e relate a situação a um médico ou nutricionista com o qual já faça acompanhamento para saber como agir.
Quem diria que um tubérculo pequeno teria tanta coisa boa para oferecer, não é? Rica em proteínas, cálcio, ferro, ácidos graxos, ômega 3 e 9, carboidratos, fibras, magnésio, fósforo e vitaminas, além de aliada da libido, dá para entender sua popularidade, certo?
Com tantos benefícios de resposta a quem se questiona para que serve maca peruana, o alimento pode ser considerado quase que um super-herói dos tubérculos. Pensando nisso, escolha sua forma preferida de consumo, insira essa raiz no seu dia a dia e aproveite os inúmeros efeitos positivos que ela trará para o seu organismo.