Fechar

5 mitos e verdades sobre os alimentos congelados

Nem sempre é fácil comer fora de casa, ainda mais se você tem alguma intolerância ou alergia alimentar. Por isso, recorrer a alimentos congelados facilita a vida de quem tem uma rotina com muitos compromissos, mas não quer abrir mão de refeições saudáveis e balanceadas.

Mas essa ideia ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. Questões como a qualidade nutricional da refeição, a melhor forma de congelamento e o prazo de validade são constantemente levantadas por quem tem vontade de optar pela praticidade.

São muitas perguntas sobre o congelamento de alimentos. Quer saber quais as principais dúvidas? Neste post, vamos apresentar 5 mitos e verdades sobre esse assunto. Confira, a seguir!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. Alimentos congelados perdem nutrientes

Mito. Essa é, com certeza, uma das maiores preocupações de quem começa a consumir produto congelado, seja o comprado pronto, seja o feito em casa. No entanto, isso não precisa ser levado em conta. A perda de valor nutricional é mínima se os alimentos foram preparados, resfriados e armazenados de forma correta.

2. O alimento deve estar frio para ser congelado

Mito. Muitas pessoas esperam a comida esfriar para, em seguida, colocá-la no freezer. No entanto, o ideal é que se faça exatamente o oposto: congelar a refeição ainda quente.

Colocá-la em cima da pia por algumas horas pode deixá-la mais exposta a contaminações. Por isso, coloque os alimentos no freezer em até 2 horas após o preparo. Isso vai garantir um tempo maior para o prazo de validade.

3. Nem todo produto pode ser levado ao freezer

Verdade. Essa questão não está relacionada à perda de nutrientes ou possíveis malefícios para a sua saúde. No entanto, vale a pena saber que alguns itens, quando levados ao congelador, podem perder textura, aspecto ou firmeza.

Evite levar ao freezer alimentos como tomates, folhas, batatas, maionese e ovos já cozidos. Isso não é uma regra, mas não espere a mesma consistência na hora de consumi-los.

4. Existem embalagens melhores para o congelamento

Verdade. Esse pode ser um ponto que muita gente não vai levar em conta, mas é importante. O acondicionamento correto do alimento pode garantir uma maior duração.

Os recipientes plásticos, por exemplo, permitem que você retire todo o ar de dentro antes de congelar o alimento. No caso do vidro ou do papel, isso não é possível. Assim, pode haver uma deterioração antes da hora.

5. Alimentos devem ser descongelados em temperatura ambiente

Mito. Deixar o produto de um dia para o outro fora da geladeira pode contribuir para a proliferação de bactérias. O ideal é retirar o alimento do congelador e colocar direto na geladeira, forno convencional ou micro-ondas. Também esqueça a ideia de colocá-lo no sol ou jogar água quente em cima para descongelar mais rápido.

Como você pode perceber, não há muitos mistérios em volta dos alimentos congelados. Conhecer as principais técnicas garante uma alimentação prazerosa e saudável durante toda a sua semana, sem deixar de lado a praticidade. Só não se esqueça de seguir as regrinhas apresentadas neste post!

Gostou das dicas? Então, deixe um comentário aqui no post e conte para nós o que você faz para trazer mais praticidade para o seu dia a dia!

Comentários

Comentário

Fechar