Fechar

7 benefícios da farinha de arroz que você deve conhecer

A farinha de arroz é ótima substituta da farinha de trigo para receitas. É usada na elaboração de barras de cereais, chocolates, massas, bolos, pães, etc., tanto pela indústria alimentícia quanto pela culinária.

Esse ingrediente pode ser adquirido em lojas online, casas de produtos naturais ou mercados. A produção da farinha de arroz se dá por meio da moagem do grão de arroz, de forma livre de processos químicos e preservando suas propriedades nutricionais.

Pode ser feita em casa, utilizando preferencialmente o arroz integral. Para triturar os grãos recomenda-se o uso de um processador ou liquidificador.

Esse alimento é rico em vitaminas (principalmente do complexo B), proteínas, fibras e minerais. Tem pouca gordura e sódio e não tem glúten.

Se interessou pelas propriedades da farinha de arroz? Listamos aqui 7 benefícios que esse ingrediente pode trazer à sua saúde. Confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. É uma das melhores fontes de proteína

A versão integral do arroz é rica em proteínas, e a boa notícia é que quando o arroz é transformado em farinha elas não se perdem.

Em meia xícara conseguimos cerca de 3,6 gramas desse nutriente. É importante ressaltar que a proteína presente na farinha de arroz integral é sem colesterol e tem pouca gordura (daquela que faz bem ao coração).

Por isso, as proteínas presentes nessa farinha são ideais para quem quer aumentar os músculos e manter a boa forma, pois demoram para metabolizar e prolongam a sensação de saciedade.

2. Melhora o funcionamento do intestino

A farinha de arroz, especialmente a integral, é um fonte rica em fibras, o que significa que melhora o funcionamento do intestino, pois absorve mais água e acelera a eliminação de toxinas do organismo, o que previne inchaços e inflamações.

Para quem faz dieta, a farinha de arroz é uma importante aliada, já que aumenta o bolo alimentar, o que prolonga a sensação de saciedade.

3. Ajuda na perda e manutenção do peso

A farinha de arroz, especialmente a integral, pode ser uma aliada para quem busca perder uns quilinhos extras. Isso mesmo!

Como é rica em carboidratos complexos e proteínas, pode substituir farinhas pobres em nutrientes, ajudando na boa forma. Além disso, as fibras seguram a fome, ajudando a evitar as porções exageradas. No entanto, é essencial a prática de atividades físicas e dieta saudável.

4. É ideal para dietas celíacas

Por não levar glúten, a farinha de arroz integral é uma boa substituta da farinha de trigo em receitas para celíacos. Como não tem cheiro nem sabor acentuados, ela pode fazer parte de receitas doces ou salgadas, deixando-as mais leves por ser fonte de fibras e não conter glúten.

5. Previne a diabetes

Os carboidratos presentes na farinha de arroz são complexos, isso significa que o organismo demora um pouco para metabolizá-los.

Isso evita os picos de insulina, já que há uma demora no aproveitamento das moléculas de glicose como fonte de energia para o organismo, reduzindo as chances de diabetes e acúmulo de gordura abdominal.

6. Faz bem para o coração

Além de reduzir as chances da diabetes, também ajuda controlar o colesterol. A farinha de arroz reduz os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). Isso se dá graças ao alto teor de fibras, que atrapalha a absorção do colesterol, e também aos óleos presentes no arroz, que elevam as taxas de HDL.

Portanto, controlando as taxas de colesterol e reduzindo as inflamações, a farinha de arroz ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

7. Fortalece os ossos

Rica em manganês, a farinha de arroz ajuda no fortalecimento dos ossos. Para você ter uma ideia, meia xícara de farinha proporciona 101% de nossas necessidades diárias desse mineral.

O manganês auxilia no desenvolvimento de cartilagens e ossos, melhora a absorção de cálcio e protege contra os radicais livres enquanto produz energia.

Como você pode ver, a farinha de arroz além de ser versátil na culinária, traz muitos benefícios para quem consome. O que você acha de incluí-la na sua dieta? Entre em contato conosco e conheça nossos produtos agora mesmo!

Comentários

Comentário

Fechar