Fechar

Afinal, o que é dieta low carb? Tire suas dúvidas aqui

Você já deve ter ouvido falar na dieta low carb, modalidade de alimentação que reduz a quantidade de carboidratos ingeridos. Para aderir ao regime corretamente, é importante entender como ele funciona, quais alimentos são permitidos e o que se pode esperar de resultados.

Por isso, neste artigo, respondemos às principais dúvidas sobre a dieta low carb. Acompanhe a leitura até o fim e confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Afinal, o que é a dieta low carb?

Essa dieta propõe a diminuição da quantidade de carboidratos ingeridos pelo indivíduo. Ainda não existe um consenso sobre qual é o tamanho dessa redução, mas estimativas mostram que, em uma dieta convencional, a ingestão de carboidratos corresponde a uma quantidade que vai de 50 a 55% dos alimentos consumidos. Na low carb, a taxa poderia ficar entre 45% e 5%, dependendo do cardápio seguido.

Em outros casos, indica-se comer de 50g a 100g de carboidratos por dia. Outra característica da low carb é a preferência pelo consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata-doce e inhame, que ajudam no emagrecimento.

Como iniciar a dieta e quais os alimentos indicados?

O ideal é que você busque um profissional para orientá-la, especialmente no início do processo. Um nutricionista ou nutrólogo pode elaborar um cardápio adequado às necessidades do seu corpo, garantindo a saúde do organismo durante a dieta.

Veja abaixo alguns alimentos indicados nesse tipo de dieta.

  • verduras e legumes: abobrinha, acelga, agrião, aipo, alface, aspargos, berinjela, brócolis, cogumelos, couve-flor, couve, tomate cereja, pimentão, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, escarola, alho-poró;
  • frutas: abacate, morango, coco, pêssego, melão;
  • proteínas: carnes magras, como peixes e aves sem pele;
  • fontes de gordura saudáveis: azeite, abacate e oleaginosas.

Quais alimentos são proibidos na dieta low carb?

Uma vez que na dieta low carb deve-se evitar consumir muito carboidrato, é sugerido cortar os produtos industrializados. Dê preferência a produtos naturais e aos vegetais frescos.

Além disso, é importante ficar de olho nos rótulos dos alimentos. É comum as embalagens virem com a descrição “zero gorduras trans”. Entretanto, eles podem conter ingredientes que são considerados trans, como óleo de palma e gordura hidrogenada, que aumentam o risco de obesidade e doenças cardiovasculares.

Os principais alimentos que devem ser evitados, são:

  • açúcar: achocolatados, adoçantes, refrigerantes, sucos de fruta, sorvetes, doces, bolos e biscoitos;
  • cereais, como cevada, centeio ou trigo, além de pães, torradas, biscoitos, salgadinhos;
  • carnes processadas: bacon, salsicha, linguiça, presunto, peito de peru, salame e mortadela;
  • gorduras trans: batata frita, comidas congeladas, margarinas;
  • outros: milho, arroz branco, massas branco, farofa, tapioca, cuscuz, bebidas alcoólicas, leite desnatado, produtos light, frutas com alto índice glicêmico.

Quais os benefícios da dieta low carb?

Dá mais saciedade

Os carboidratos que contêm fibras, como o arroz e pão integrais, prolongam a digestão, diminuindo a velocidade de absorção de glicose, evitando picos de insulina. Assim, a sensação de saciedade é prolongada.

Ajuda a perder peso

Os carboidratos de baixo índice glicêmico são aliados na redução de medidas, pois auxiliam na queima de gordura corporal. Mas, claro, consuma-os com moderação.

Previne diabetes

Na dieta low carb, os carboidratos consumidos são com baixo ou moderado índice glicêmico, o que contribui na prevenção do diabetes tipo 2. Os carboidratos de índice glicêmico alto aumentam o nível de glicose e então de insulina no nosso sangue. À medida que a insulina aumenta, o organismo fica cada vez mais resistente a ela, sendo necessárias doses maiores do hormônio para transportar a mesma quantidade de glicose. Isso aumenta o risco de resistência à insulina, que pode acarretar diabetes tipo 2.

A dieta low carb também auxilia a baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos, aumentar o colesterol bom e melhorar o funcionamento do intestino.

O que e como eu posso comer?

Veja abaixo os grupos alimentares para você ter uma ideia do padrão low carb.

  • café: sem açúcar. Os chás e água com limão também estão liberados;
  • laticínios: ricota, cottage e iogurte natural;
  • azeite: azeite de oliva, óleo de coco e manteiga está liberado;
  • carnes: vaca, frango e peixe;
  • cogumelos: de todos os tipos, à vontade;
  • ovos: liberados em qualquer refeição;
  • tubérculos: batata-doce e inhame são ideais;
  • frutas com baixo índice glicêmico: abacate, coco, morango e damasco fazem parte da lista;
  • leguminosas: com moderação está liberado o grão-de-bico e a lentilha;
  • verduras e legumes: à vontade;
  • oleaginosas: amêndoas, castanhas, avelãs, nozes, castanha-do-pará;
  • água: 2 a 3 litros por dia.

Cardápio

No seu café da manhã você pode optar por combinar uma porção de carboidrato que você pode consumir no dia com laticínios. Por exemplo: uma fruta e bolacha água e sal com leite. No almoço, dê lugar às folhas verdes, bastante proteína e legumes.

Os lanches devem ter fibras em vez de carboidratos, pois elas auxiliam na digestão além de controlar o nível de glicose no sangue. Isso faz com que seu corpo consuma mais gordura corporal.

No jantar prefira uma refeição com alimentos de baixa caloria e com legumes que contenham muita água em seu interior. Não esqueça de beber bastante água, pois regula o intestino e facilita o emagrecimento.

Quais resultados são esperados?

A dieta low carb é conhecida por promover o emagrecimento rápido, mas especialistas afirmam que é preciso ser cauteloso. Críticos dessa dieta defendem que ela pode ajudar a perder peso rápido, mas não a longo prazo, o que leva ao efeito sanfona.

Além disso, se feita de maneira irregular ela pode prejudicar o desempenho durante a prática de atividades físicas. Como os carboidratos são responsáveis por fornecer energia às células, a restrição no consumo levaria o indivíduo a se sentir menos disposto.

Por outro lado, defensores da low carb apontam que o consumo exagerado de carboidratos pode levar a um aumento na produção de insulina, hormônio cujos riscos estão associados ao desenvolvimento da diabetes. Além disso, o açúcar que deriva do carboidrato é potencialmente inflamatório e prejudicial ao corpo.

Qual a diferença entre a dieta low carb e a Paleo?

Apesar de semelhantes, as dietas low carb e Paleolítica não são a mesma cisa. Enquanto na primeira o foco é a redução na quantidade de carboidratos por dia, a segunda prevê apenas a ingestão de alimentos que eram consumidos por nossos ancestrais no período paleolítico.

Outra característica da low carb é que não há restrição a laticínios fermentados (como queijo e iogurtes), diferentemente da dieta Paleo. Nesta última, também se evita alimentos industrializados ou processados. Por isso, os carboidratos ingeridos vêm mais de frutas e vegetais. Além disso, são eliminados grãos como trigo, aveia e soja (que não faziam parte da dieta dos seres humanos na era paleolítica).

Qual uma receita simples e fácil?

Receita Low Carb de Macarrão de Abobrinha

Ingredientes

• 1 abobrinha pequena cortada em tiras fininhas;
• 1 colher de chá de óleo de coco ou azeite;
• Sal marinho e pimenta do reino moída, a gosto.

Modo de preparo

Fatiar a abobrinha no formato de macarrão tipo espaguete (existem fatiadores especiais que cortam o legumes dessa forma). Em uma frigideira, aqueça o óleo de coco ou o azeite e coloque as tiras de abobrinha. Refogue por cerca de 5 minutos ou até a abobrinha começar a amolecer. Tempere com sal, alho e pimenta do reino. Desligue o fogo e acrescente a carne desejada e molho de tomate ou pesto. Sirva!

A dieta low carb pode ser uma aliada da alimentação quando executada de maneira saudável e equilibrada. É tudo uma questão de hábito. E como mostramos aqui, ela inclui uma grande diversidade de alimentos gostosos, então fica muito mais fácil de aderir.

Agora que você já sabe como funciona a dieta low carb, que tal aproveitar a visita ao nosso site e aprender um pouco mais sobre a dieta cetogênica?

Compre produtos low carb na OneMarket

  • Qualicoco Óleo de Coco Extra Virgem 200ml - Qualicoco R$ 17.76
  • Qualicoco Óleo de Coco Sem Sabor 200ml - Qualicoco R$ 12.91
  • OneMarket Farinha de Maracujá Granel 500g - OneMarket R$ 10.85
  • Sabor Alternativo Palitos Low Carb Cebola e Orégano 50g - Sabor Alt... R$ 4.84
  • Sabor Alternativo Tabletitos Low Carb Alho e Manjericão 50g - Sabor... R$ 4.84
  • Sabor Alternativo Bisc. Palitos Salg. Grão de Bico Low Carb 75g - S... R$ 9.35

Veja outros produtos

Comentários

Comentário

Fechar