Fechar

Alfarroba: conheça o substituto do chocolate

A alfarroba é um fruto da árvore Ceratonia siliqua, bastante conhecida como um substituto saudável do chocolate por ter seu sabor bastante semelhante ao do cacau. Apesar de ser aproveitada em sua plenitude, a parte mais importante da alfarroba está ligada à semente, de onde é extraída a goma que oferece inúmeros benefícios.

Porém, não é somente na forma de goma que a alfarroba é aproveitada. Além do formato que se assemelha ao chocolate, ela também é vendida em pó, que substitui tranquilamente o chocolate em pó em diversas receitas, com o ponto positivo de apresentar menos aditivos químicos.

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Para que serve a alfarroba?

O fruto da alfarroba tem ganhado popularidade como substituto do chocolate, porém pouco se sabe a respeito dos reais benefícios que ela oferece. Sua goma, por exemplo, é constituída por hidratos de carbonocomplexos (galactomananos), que têm uma elevada qualidade como espessante, estabilizante, emulsionante e várias outras utilizações na indústria alimentar, farmacêutica, têxtil e cosmética.

Por ser naturalmente doce, ela dispensa a adição de açúcar no preparo de alimentos que contêm o fruto. Se for comparar suas propriedades com as do chocolate tradicional vendido aqui no Brasil, a alfarroba vence na sua qualidade. Diferente dos doces industrializados, ela contém pouco açúcar, gordura e manteiga de cacau.

Benefícios da alfarroba

A alfarroba em pó que se encontra facilmente nos supermercado ou lojas de produtos naturais é uma excelente fonte de de vitaminas A, B1 e B2, niacina, cálcio e magnésio. Não possui gorduras, glúten ou qualquer outro tipo de proteína. Para se ter uma noção, uma colher de sopa de alfarroba em pó possui apenas 38 calorias.

Por conta de suas propriedades medicinais, ela é indicada no uso para o controle do colesterol, para baixar os triglicerídeos, para cessar vômitos e diarreia, sendo útil também contra indigestão e azia. Alimentos enriquecidos com o fruto podem reduzir o índice glicêmico dos alimentos e, por isso, seu consumo acaba diminuindo a frequência da hipoglicemia ou hiperglicemia, ajudando no controle da diabetes.

Outros benefícios que a alfarroba oferece estão relacionados ao auxílio na metabolização de gordura, proteína e carboidrato, combate aos radicais livres e envelhecimento por apresentar de antioxidantes, não contém lactose e nem cafeína e ainda pode ser consumido por pessoas com hipertensão.

Agora que você já descobriu o que é e para que funciona a alfarroba, que tal adicioná-la à sua dieta? Na loja OneMarket você encontra diversos produtos feitos com alfarroba, incluindo alguns ovos de páscoa e suplementos proteicos.

Comentários

Comentário

Fechar