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Como enganar a fome? Veja algumas dicas!

Como enganar a fome? Todos nós estamos bastante familiarizados com essa sensação, natural do corpo humano. Ela sinaliza que estamos sem comer há algum tempo e que nosso corpo precisa de uma recarga de nutrientes. No entanto, muitas vezes nosso organismo está desregulado e passa a emitir esses sinais antes do momento certo.

Por isso, há uma diferenciação entre a fome fisiológica (aquela que ocorre naturalmente, por conta dos processos do organismo) e a emocional, que surge de repente (normalmente em períodos de distração ou estresse elevado) e parece nunca cessar.

Se você sofre com o segundo tipo, não se preocupe: é perfeitamente possível driblar a sensação de forma saudável com algumas dicas simples. Quer conhecê-las? Basta continuar a leitura!

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Mastigue bem

Nossa primeira dica diz respeito ao processo de mastigação. A maioria das pessoas praticamente engole os alimentos sem triturá-los da forma adequada. E você, costuma passar um bom tempo realizando essa tarefa ou não dispensa grande atenção a ela?

O ato de mastigar manda diversos sinais para nosso cérebro que, durante a refeição, ajudam bastante na redução da sensação de fome por meio do aumento da saciedade. Por isso, vale a pena fazer uma mastigação cuidadosa e completa.

Tome muita água

Antes de continuarmos, é importante salientar que não estamos falando sobre ingerir água durante as refeições, certo? Nossa dica se refere à hidratação ao longo do dia, que não pode ser deixada de lado sob risco de prejuízos ao funcionamento do organismo.

Além de ajudar na sensação de saciedade, a água é importante para evitar a desidratação. Os sintomas da falta de líquidos em nosso organismo são bastante parecidos com o da fome, e a confusão pode levar as pessoas a comerem mais do que realmente precisam.

Coma alimentos ricos em fibra

A fibra contida nos alimentos naturais, como cereais, frutas e legumes, é responsável por aumentar a sensação de saciedade nos indivíduos. Isso é causado pela própria composição do alimento e pelo processo de mastigação, que normalmente é aumentado nesses casos.

Por isso, invista em produtos que contêm fibras em sua composição, como a aveia, o amaranto, a granola e tantos outros cereais — de preferência integrais. Frutas e legumes também são uma ótima fonte fibrosa. Para enganar ainda mais a fome, experimente iniciar suas refeições pela salada e veja o resultado!

Reduza o consumo de açúcar

Quem não gosta de um docinho de vez em quando, não é mesmo? Embora seja momentaneamente prazerosa, a ingestão de açúcar pode causar alguns malefícios ao nosso organismo e o efeito rebote na fome é um deles.

De acordo com especialistas em alimentação, o açúcar ajuda a induzir o indivíduo a sentir mais fome. Uma das principais razões para isso é a sua rápida absorção no organismo, mas diversos outros fatores químicos podem contribuir para essa reação.

Alimente-se em intervalos regulares

Se o seu objetivo é saber como enganar a fome, nada de comer com grandes espaços de tempo entre as refeições. Para controlar essa reação e ficar em dia com a dieta e a alimentação, é essencial se alimentar sempre em intervalos regulares.

Respeite seu organismo e estabeleça um período que seja confortável para você. Ele pode ser de 2, 3 e até 4 horas, contanto que você se alimente rigorosamente nos intervalos estipulados. Faça lanches rápidos e saudáveis, como frutas ou barrinhas proteicas, e seu organismo ficará muito mais regulado.

Viu como enganar a fome de forma saudável é fácil? Agora que você já conhece todas essas dicas, que tal colocá-las em prática o quanto antes e retomar sua dieta de forma renovada? Confira esse post sobre como manter uma alimentação saudável e se inspire mais ainda!

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