Fechar

Descubra quais são os principais conservantes usados nos alimentos

Que os alimentos industrializados comprados nos mercados têm conservantes, quase todo mundo sabe. Mas será que você sabe quais são estes conservantes e para que eles servem?

Os conservantes são substâncias químicas colocadas em produtos, como alimentos ou cosméticos, com o propósito de prolongar a validade. São diversos os tipos de conservantes e suas funções. A grande maioria tem ação antibacteriana para impedir o crescimento de micro-organismos que possam estragar o produto.

Apesar de serem necessários, muitas pesquisas têm demonstrado que o uso desse tipo de substância, cada vez mais presente e invisível em nosso dia a dia, pode desencadear uma série de problemas de saúde.

Descubra agora quais tipos de conservantes podem fazer mal à saúde. Dessa forma, você poderá criar uma alimentação mais saudável. Vamos lá?

Quais são os tipos de conservantes?

O uso de conservantes na alimentação é algo comum, e por isso não prestamos atenção. Entretanto, algumas substâncias encontradas neles são prejudiciais à saúde humana e podem acarretar alergias, problemas gástricos e até câncer.

Estudos indicam que o conservante chamado “benzoato de sódio” e também os corantes podem causar sintomas de transtorno de déficit de atenção em crianças. Preocupante, não? Sendo assim, é preciso ficar atento quanto ao que você está consumindo.

Antimicrobianos

Este tipo de conservante atua inibindo o crescimento e matando micro-organismos que possam alterar a qualidade de um produto.

Um exemplo de conservante nesta categoria é o sal. Ao colocá-lo na carne ele absorve a sua água, evitando que ela absorva umidade do ambiente. Como os micro-organismos ficarão sem água para se reproduzir, a carne acaba sendo conservada por mais tempo.

Antioxidantes

Esta categoria impede que o produto oxide, ou seja, que reaja com o oxigênio. Este elemento é vital para a maioria dos organismos, mas pode também estragar materiais e produtos.

Um dos antioxidantes mais utilizados para cumprir esta função é o ácido ascórbico (vitamina C).

Inibidores enzimáticos

São conservantes que atuam em enzimas, impedindo que elas acelerem reações que alteram o estado físico e químico de produtos.

Que tipos de alimento possuem mais conservantes?

Muitos são os alimentos lotados de conservantes, mas existem alguns campeões nesta categoria. Fique atento:

  • laticínios;
  • bebidas prontas;
  • molhos prontos;
  • salsicha;
  • salgadinhos;
  • bolachas.

Como posso conservar melhor os alimentos?

Ter este tipo de conhecimento é fundamental, pois evita o desperdício e prolonga a validade dos produtos que compramos.

Então, aprenda agora algumas maneiras de conservar melhor os alimentos.

  • Para frutas, verduras e legumes: embale individualmente cada um, pois o contato direto com o ar prejudica estes alimentos. Borrife um pouco de água diariamente nas frutas que ficam guardadas na fruteira, pois assim elas não ficarão ressecadas. Use também um pouco de vinagre nas frutas. Isso não influenciará o sabor, e evitará mofo.
  • Lembre-se de higienizar os alimentos passando-os antes em água corrente.
  • Conserve alimentos já preparados ou prontos em potes de vidro, pois potes de plástico podem contaminar e transmitir odor aos alimentos.
  • Na temperatura ambiente, as hortaliças estragam rapidamente. Por isso, devem ser colocadas em saco plástico e guardadas na parte mais baixa da geladeira.

A facilidade oferecida pelos produtos industrializados veio junto com a utilização de conservantes. Embora necessários, alguns deles podem ser, na verdade, prejudiciais ao organismo em longo prazo. Por isso, procure sempre consumir produtos naturais, pesquisar sobre o que está consumindo, e prezar pela higienização correta dos alimentos.

Quer saber mais sobre uma vida saudável? Conheça também o “Movimento comida de verdade: como mudar os hábitos alimentares?“.

A OneMarket é seu mercado online de alimentação inclusiva. Saiba mais sobre como vamos mudar o que você sabe sobre alimentação saudável. Quero Conhecer

Comentários

Comentário

Fechar