Fechar

Descubra os principais benefícios do chá verde

O chá verde é originado de uma planta que pode ultrapassar os dois metros de altura, que vive em climas úmidos e quentes. Seu nome científico é Canellia Sinensis Sinensis, sendo uma espécie muito antiga e nativa do Sul da China.

Como você já deve ter ouvido falar, a iguaria é muito popular no oriente e proporciona diversas maravilhas para a saúde de quem toma. Ficou interessado? Leia o artigo e descubra um pouco mais sobre os benefícios que essa bebida proporcionar a você! Boa leitura!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Quais seus componentes ativos?

Os componentes ativos do chá-verde são:

  • aminoácidos;
  • fibras;
  • pectina;
  • as vitaminas b e c;
  • minerais, como ferro, enxofre, cálcio, magnésio, potássio e outros;
  • alcaloides (cafeína);
  • flavonoides;
  • polifenóis (catequinas);
  • timol;
  • taninos.

Você pode não conhecer muito bem esses compostos ou nunca ter ouvido falar esses nomes, mas o fato é que eles fazem muito bem para a sua saúde.

Quais os benefícios?

São muitas as propriedades do chá verde! Para você visualizá-las melhor, dividimos seus benefícios em tópicos. Confira:

Adstringente

O chá verde é bom para parar a diarreia e ainda estimula a flora intestinal — por isso, melhora a digestão. Isso tem resultados positivos em todo organismo, refletindo em uma melhora até mesmo do sistema imunológico.

Diurético

O chá pode ser usado para tratar a obesidade, aumentar a micção em quem tem problemas renais, prevenir pedras nos rins, evitar retenção de líquidos e ainda eliminar o fluido corporal acumulado.

Antioxidante

O chá verde é antioxidante graças às catequinas presentes na planta. Elas ajudam a combater os radicais livres no organismo. Por essa razão, o chá ajuda a prevenir doenças graves como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, combate o envelhecimento precoce da pele.

O chá verde auxilia no emagrecimento?

Sim! Ele auxilia na diminuição da gordura corporal. Uma catequina presente na planta, chamada epigalocatequina galato (EGCG), atua estimulando algumas enzimas que são responsáveis por controlar o metabolismo das gorduras.

Essa catequina incentiva as enzimas a quebrarem as gorduras, o que faz com que o organismo utilize-as de maneira mais eficaz. Isso ajuda a emagrecer, pois as gorduras não ficarão depositadas no tecido adiposo. Isso também diminui os riscos do surgimento de doenças como hipertensão e diabetes.

As catequinas presentes no chá verde também prolongam a sensação de saciedade. Graças à ação que elas exercem sobre os receptores de leptina — hormônio que controla a sensação de saciedade. Logo, ajuda no emagrecimento porque também ajuda a diminuir a fome.

O chá verde também emagrece por ser termogênico, o que significa que tem a capacidade de acelerar o metabolismo.

A cafeína junto com os polifenóis — presente na composição do chá — aumentam o poder de termogênese e a oxidação das gorduras. Esses efeitos aceleram o metabolismo, aumentam a queima de energia, e melhoram a utilização da gordura armazenada no corpo, o que resulta em emagrecimento.

Como preparar o chá verde?

Para fazer o chá verde e manter os seus benefícios, recomenda-se não deixar que a água ferva, isso evita cozinhar as folhas e o gosto amargo. Outra recomendação é consumir a bebida assim que ficar pronta, antes que os antioxidantes se degradem. Ingerir no máximo duas xícaras de chá por dia. Caso ultrapasse essa quantidade, poderá sofrer efeitos colaterais.

Há alguma contraindicação?

Abaixo, você confere quais grupos de pessoas o uso de chá verde é contraindicado:

  • pessoas com hipertireoidismo;
  • pessoas que sofrem com hipertensão, irritações gástricas e glaucoma;
  • gestantes;

É importante mencionar, ainda, que o chá verde pode interagir com alguns remédios, principalmente com os que estimulam o sistema nervoso simpático, por isso consulte seu médico antes de fazer uso do chá.

Viu só? O chá verde tem muitas propriedades e é indicado para tratar diversos problemas. Além disso, traz muitos benefícios para quem toma e é muito usado por quem busca um emagrecimento saudável.

E então? Quer experimentar essa deliciosa bebida e desfrutar dos seus benefícios? Então confira nossas opções de chá verde!

Comentários

Comentário

Fechar