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Dieta alcalina: o que é e qual o resultado esperado?

Várias dietas surgem nos cardápios das pessoas com as mais diferentes propostas, e a dieta alcalina é uma delas. Muito falada e questionada, tem o intuito de diminuir a ingestão de alimentos com alto nível de acidez.

Você já ouviu falar nessa dieta? Conhece seus prós e contras? Sabe quais são os alimentos alcalinos? Continue em nosso artigo e saiba um pouco mais sobre o assunto!

O que é a dieta alcalina?

A dieta alcalina busca balancear o pH do organismo, fazendo uma espécie de detox do ácido na alimentação. A acidez afeta a oxigenação e nutrição das células, o que pode prejudicar algumas funções do corpo.

Os alimentos digeridos deixam resíduos que podem ser classificados entre ácidos, alcalinos ou neutros. A dieta alcalina prega que resquícios alcalinos protegem o organismo, enquanto ácidos interferem no funcionamento do corpo, deixando-o mais vulnerável.

No entanto, a dieta alcalina não é restritiva. Ela busca o equilíbrio entre os alimentos e sugere a ingestão de 60% de alcalinos e 40% de ácidos. A proposta é justamente trazer uma alimentação balanceada e mais saudável.

Quais os prós e contras dessa dieta?

Como toda dieta, existem benefícios e malefícios. Na dieta alcalina, um dos principais pontos positivos está na promoção da reeducação alimentar, visto que inclui alimentos de vários grupos e privilegia frutas, verduras, legumes e produtos integrais.

Por manter o organismo equilibrado, ela realmente pode ser útil para prevenir o surgimento de algumas doenças e deixar o corpo mais forte.

A dieta alcalina também diminui a retenção de líquidos e desestimula o consumo de produtos industrializados. Isso aumenta a boa saúde do corpo, que estará livre de substâncias negativas presentes em alguns alimentos.

Por outro lado, esse tipo de dieta pode não suprir todas as necessidades alimentares, visto que cada organismo é diferente. Na retirada de determinados alimentos e inclusão de outros, há chances de ocorrer efeito contrário do esperado.

Quais são os alimentos alcalinos?

A dieta alcalina preza pelo equilíbrio na ingestão dos alimentos. Portanto, é essencial variar o cardápio sem excluir os ácidos. Veja algumas opções de alcalinos para você consumir no dia a dia:

  • sal mineral;
  • pepino;
  • salsa;
  • algas marinhas;
  • gengibre;
  • feijão branco;
  • cebola;
  • tomate;
  • alface;
  • brócolis;
  • beterraba;
  • rabanete;
  • repolho;
  • orégano;
  • soja;
  • couve;
  • abacate;
  • lentilha;
  • berinjela;
  • ervilha;
  • azeite;
  • cenoura.

E fique de olho nos ácidos que você deve reduzir em sua alimentação:

  • bebidas alcoólicas;
  • cafeína;
  • doces;
  • mostarda e ketchup;
  • iogurte;
  • vinagre;
  • ovo;
  • batata;
  • queijos;
  • aveia;
  • batata doce;
  • refrigerantes;
  • alimentos industrializados, de modo geral.

Como começar?

Para você que se interessou pela dieta alcalina e está se perguntando como começar, sugerimos um cardápio. É importante lembrar que nenhuma dieta deve ser feita sem o acompanhamento de um profissional, pois somente um especialista poderá indicar receitas adequadas às suas necessidades!

Café da manhã

1 copo de 200 ml de suco verde (1 kiwi + 1 folha de couve + 1 pedaço de pepino) + 2 fatias de melão com 1 colher de sobremesa de sementes.

Almoço

1 prato com salada de folhas verdes + 4 colheres de sopa de grão-de-bico e 1 colher de sopa de tahine + 1 colher de sopa de arroz integral.

Lanche da tarde

Chá de gengibre + 5 amêndoas sem sal.

Jantar

Pescada cozida com batata e brócolis temperados com azeite e vinagre.

Lanche da noite

1 xícara de chá de camomila sem açúcar + 1 rodela de abacaxi cozido com raspas de limão.

E então, a dieta alcalina está dentro do que você procura para seu corpo atualmente? É bom ressaltar que ela não deve ser mantida a longo prazo. Além disso, seja para emagrecer, melhorar a saúde ou obter resultados rápidos, é importante sempre procurar a orientação de um nutricionista.

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