Fechar

Entenda, definitivamente, o que é alimentação saudável

Já ouviu aquela expressão “saco vazio não para em pé”? Todos sabem que a alimentação é extremamente importante para quem quer manter a qualidade de vida. Afinal, deixar de consumir ou ingerir em excesso determinados alimentos pode causar diversos problemas de saúde. Mas você sabe mesmo o que é alimentação saudável?

A internet está cheia de informações boas sobre o assunto e também muitas dietas malucas e mitos. Vamos conversar sobre isso? Continue lendo e tire as suas dúvidas!

O que é alimentação saudável?

Alimentação saudável está diretamente ligada ao equilíbrio e a variedade da dieta. Para que o corpo e a mente funcionem de forma satisfatória, é preciso consumir alimentos com vitaminas, minerais, proteínas, fibras, gorduras e carboidratos.

Sendo assim, comer bem significa ingerir vários tipos de verduras, frutas, legumes e cereais todos os dias e de forma balanceada. Além disso, é fundamental evitar o consumo de alimentos industrializados.

Na maioria das vezes, eles são compostos de substâncias que prejudicam o nosso organismo, como corantes, conservantes, sódio e açúcar em grandes quantidades. Por isso, quanto mais natural for a comida, melhor!

Quais são os seus benefícios?

Muitas pessoas ainda pensam que a alimentação saudável serve apenas para perder aqueles quilinhos indesejáveis, mas isso não é verdade. Apesar de ela ser essencial para manter o peso ideal, essa não é a única vantagem.

Conheça outros benefícios:

  • melhora o humor e a memória;
  • reduz o cansaço e o estresse;
  • previne o envelhecimento precoce da pele;
  • diminui o risco do desenvolvimento de doenças (principalmente as cardíacas).

Como manter uma alimentação saudável?

Sabemos que a teoria é muito bonita, mas que não é fácil manter uma alimentação saudável com a correria do cotidiano. É necessário ter muita força de vontade e disciplina para evitar o fast food e os alimentos industrializados.

Entretanto, é preciso mudar os velhos hábitos para viver mais e melhor, não é mesmo? Separamos algumas dicas que vão ajudar você a se alimentar melhor:

Não fique com fome

O café da manhã, almoço e jantar são importantes, mas não são suficientes para nutrir o corpo de forma adequada por 24 horas. O ideal é fazer de quatro a cinco refeições balanceadas durante o dia. A quantidade das porções deve respeitar o gasto de calórico de cada organismo.

Não é interessante deixar a fome acumular. As chances de consumir comida industrializada aumentam muito quando estamos com forme. Além disso, é comum comer rapidamente e em mais quantidade do que o necessário.

Aprecie as refeições

Quem nunca aproveitou o horário do almoço para responder os e-mails? É bem comum se alimentar enquanto realiza outras atividades. Entretanto, o mais indicado é reservar uma parte do seu tempo para comer com calma.

Além de apreciar melhor o sabor, o cheio e a textura dos alimentos, estar mais relaxado diminui a velocidade da mastigação e contribui para que os nutrientes sejam melhor digeridos.

Beba água

Todo mundo sabe que beber água é importante para o funcionamento do corpo, mas muita gente ainda não adquiriu esse hábito. Não adianta ter uma alimentação saudável e não ingerir a quantidade de água necessária. Afinal, é ela que vai transportar e ajudar na absorção dos nutrientes.

Entendeu o que é alimentação saudável? Ela é essencial para evitar problemas de saúde, ter mais energia e qualidade de vida. Alimentar-se da forma correta, além de fazer bem para a saúde, pode ser muito saboroso e simples.

Quer continuar se informando sobre o assunto? Descubra como mudar os seus hábitos alimentares e apreciar comida de verdade!

Comentários

Comentário

Fechar