Fechar

Entenda para que serve o colágeno hidrolisado

Produzida em abundância pelo organismo, o colágeno é uma proteína estrutural que confere firmeza, sustentação e elasticidade à pele e a outras partes do corpo que não necessitam da estrutura óssea. Mas, afinal, para que serve o colágeno hidrolisado? Ele é um suplemento alimentar bastante consumido em virtude dos benefícios que oferece a saúde.

Encontrado em alguns alimentos, essa molécula é transformada em aminoácidos durante o processo de digestão, que são utilizados na síntese de novas proteínas. Portanto, seu consumo diário é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo, ajudando a desintoxicar o fígado, regular a produção de insulina etc.

Continue a leitura deste post e descubra para que serve o colágeno hidrolisado. Vamos lá!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é o colágeno hidrolisado?

Proteína existente em abundância no corpo humano, o colágeno exerce um papel fundamental na constituição de diversos tecidos. Vários alimentos são fontes dessa substância, como as carnes, oleaginosas, frutas vermelhas, uma série de vegetais, além da gelatina e da geleia de mocotó.

A versão hidrolisada pode ser ingerida em pó ou em cápsulas, o que é bem prático se levarmos em conta a rotina da maioria das pessoas que trabalham fora e nem sempre conseguem se dedicar à elaboração de um cardápio diário que dê conta de todos os nutrientes benéficos para sua saúde.

Como ocorre a hidrólise?

O colágeno, normalmente retirado de cartilagens e ossos bovinos, passa pela hidrólise, que é a quebra de suas partículas pela água. Nesse processo, as cadeias de aminoácidos são partidas em fragmentos que não precisam ser digeridos, sendo absorvidos pelo trato gastrintestinal e chegando de forma íntegra à corrente sanguínea.

Trata-se, portanto, de um processo que visa a manter as propriedades do colágeno, permitindo que sua ingestão tenha alto aproveitamento pelo organismo.

Por que usar o colágeno hidrolisado?

O colágeno age em nosso corpo mantendo as células unidas, sendo que o resultado mais visível disso se dá na firmeza e elasticidade da pele. No entanto, ossos, articulações, ligamentos e tendões também se beneficiam com os níveis ideais dessa proteína no organismo.

Por essa razão e pela dificuldade de se restabelecer esses níveis apenas com a alimentação, o consumo do colágeno hidrolisado é bastante indicado. Além de auxiliar na reposição da proteína natural do corpo, seu consumo traz vários outros benefícios. Confira!

Prevenção de problemas ósseos

O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína corporal, constituído principalmente pelos aminoácidos, e por isso, uma das suas principais funções é dar sustentação ao corpo. Portanto, ele é extremamente importante para prevenir problemas ósseos, atuando sobre tecidos, tendões, articulações e ligamentos.

Atletas de alto desempenho, por exemplo, que pela própria prática esportiva estão expostos a lesões, têm a reposição com colágeno hidrolisado como um grande aliado de suas atividades físicas.

Regeneração da estrutura capilar e fortalecimento das unhas

Apreciado pelo público feminino, o colágeno está presente em diversos produtos de beleza. Dessa forma, uma aparência mais jovial e bem cuidada pode ser obtida por meio da ingestão de suplementos à base da proteína, uma vez que ela ajuda a pele a ficar mais firme e hidratada, com menos celulite, além de atuar na regeneração e no fortalecimento de cabelos e unhas.

Contribuição para o emagrecimento

Outro efeito do consumo de colágeno hidrolisado é o emagrecimento. Em si, a proteína não emagrece, mas a sua ingestão traz a sensação de saciedade, o que impede que se coma por impulso ou dê aquela vontade de ingerir um doce logo depois do almoço. No entanto, quando associado a uma alimentação equilibrada e à prática de exercício físico, contribui para o ganho e manutenção de massa muscular.

Melhoria da saúde arterial e prevenção de úlceras gástricas

Assim como na pele, essa proteína está presente também em várias outras partes do corpo. Logo, a suplementação proporciona muitos benefícios para a nossa saúde arterial e para prevenção de úlceras gástricas, visto que, com o passar do tempo, sua produção natural diminui. Para que haja uma síntese contínua, é indicada a ingestão do colágeno hidrolisado, além de uma dieta rica em nutrientes.

Redução da inflamação

Os surgimentos de dores nas articulações e em outras partes do corpo costumam ser decorrentes de um processo inflamatório. No entanto, é possível reverter esse quadro mediante a suplementação com colágeno hidrolisado, que auxilia no crescimento de tecidos conjuntivos, mantendo as articulações fortes, diminuindo o atrito e, consequentemente o alívio das dores.

Redução da ansiedade

Indicado para proporcionar elasticidade e sustentação aos tecidos, essa proteína tem uma participação importante na redução dos níveis de inquietação. A glicina, um aminoácido que compõem a estrutura da proteína, tem como função equilibrar os hormônios do estresse. Sendo assim, ao abastecer o corpo com colágeno, ele promove um aumento dos níveis de glicina e, assim, reduz a ansiedade.

Melhora do sono

Outro benefício obtido pelo consumo de colágeno hidrolisado é a melhora do sono. Para quem sofre de insônia ou algum tipo de distúrbio, a incorporação desse suplemento na alimentação é uma ferramenta importante para ter uma boa noite de sono. Isso acontece porque essa proteína ajuda a equilibrar os níveis hormonais e acabar com a sonolência diurna, e em paralelo promove o sono tranquilo e ininterrupto durante a noite.

Prevenção da saúde bucal

Como já mencionado, o colágeno é uma proteína estrutural presente na pele, nos tendões, ossos e nos dentes. Uma das suas principais funções é promover a integridade dos dentes e dos tecidos de apoio em torno deles e, portanto, a sua ausência pode comprometer seriamente a saúde bucal.

Como consumir o colágeno hidrolisado?

A substância é comercializada em cápsulas ou em pó, o qual pode ser misturado a sucos ou outros alimentos. Sua administração em cápsulas permite um consumo menor, sendo então indicada para quem tem pouca necessidade de reposição da proteína, em geral, pessoas mais jovens. A versão em pó permite chegar até a dose máxima diária recomendada pelos médicos.

Neste caso, como o colágeno é uma substância presente em produtos de origem animal, é importante estar atento aos indivíduos vegetarianos, pois eles precisam ter um cuidado redobrado na hora de montar uma refeição, de modo a evitar a deficiência dessa proteína essencial à saúde.

Então, agora que você já sabe para que serve o colágeno hidrolisado, é importante ressaltar que a sua ingestão não dispensa a prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta balanceada. Ela deve fazer parte de uma série de ações em prol de sua saúde.

Ficou interessado em testar os benefícios dessa proteína? Na OneMarket você encontra diferentes marcas de colágeno hidrolisado. Confira!

Comentários

Comentário

Fechar