Fechar

Entenda para que serve o colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar amplamente consumido em virtude dos benefícios que traz para a saúde. Mas você sabe como isso acontece? E quais seriam as vantagens do seu consumo?

Neste post, você vai saber tudo isso e mais! Continue com a gente e veja como a substância pode ser benéfica ao corpo!

O que é o colágeno hidrolisado?

Proteína existente em abundância no corpo humano, o colágeno exerce um papel fundamental na constituição de diversos tecidos. Vários alimentos são fontes dessa substância, como é o caso de carnes, oleaginosas, frutas vermelhas, uma série de vegetais, além da gelatina e da geleia de mocotó.

A versão hidrolisada pode ser ingerida em pó ou em cápsulas, o que é bem prático se levarmos em conta a rotina da maioria das pessoas que trabalham fora e nem sempre conseguem se dedicar à elaboração de um cardápio diário que dê conta de todos os nutrientes benéficos para sua saúde.

Como ocorre a hidrólise?

O colágeno, normalmente retirado de cartilagens e ossos bovinos, passa pela hidrólise, que é a quebra de suas partículas pela água. Nesse processo, as cadeias de aminoácidos são partidas em fragmentos que não precisam ser digeridos, sendo absorvidos pelo trato gastrintestinal e chegando de forma íntegra à corrente sanguínea.

Trata-se, portanto, de um processo que visa a manter as propriedades do colágeno, permitindo que sua ingestão tenha alto aproveitamento pelo organismo.

Por que usar o colágeno hidrolisado?

O colágeno age em nosso corpo mantendo as células unidas, sendo que o resultado mais visível disso se dá na firmeza e elasticidade da pele. No entanto, ossos, articulações, ligamentos e tendões também se beneficiam com os níveis ideais da proteína no organismo. Por essa razão, e também pela dificuldade de se restabelecer esses níveis apenas com a alimentação, o consumo do colágeno hidrolisado é indicado.

Além de auxiliar na reposição do colágeno natural do corpo, esse consumo traz outros benefícios. Veja!

Prevenção de problemas ósseos

Como atua sobre tecidos ósseos, tendões, articulações e ligamentos, o colágeno é extremamente benéfico para prevenir problemas dessa natureza.

Atletas de alto desempenho, por exemplo, que pela própria prática esportiva estão expostos a lesões, têm na reposição com colágeno hidrolisado um grande aliado de suas atividades físicas.

Regeneração da estrutura capilar e fortalecimento das unhas

Uma aparência mais jovial e bem-cuidada também pode ser obtida por meio da ingestão de colágeno hidrolisado, uma vez que a proteína ajuda a pele a ficar mais firme e hidratada, com menos celulite, além de atuar na regeneração e no fortalecimento de cabelos e unhas.

Contribuição para o emagrecimento

Outro efeito do consumo de colágeno hidrolisado é o emagrecimento. Em si, a proteína não emagrece, mas a sua ingestão traz sensação de saciedade, o que impede que se coma por impulso ou aquele docinho logo depois do almoço.

Como consumir o colágeno hidrolisado?

A substância é comercializada em cápsulas ou em pó, o qual pode ser misturado a sucos ou outros alimentos. Sua administração em cápsulas permite um consumo menor, sendo então indicada para quem tem pouca necessidade de reposição da proteína, em geral pessoas mais jovens. A versão em pó permite chegar até a dose máxima diária recomendada pelos médicos.

É importante ressaltar que a ingestão de colágeno hidrolisado não dispensa a prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta balanceada. Ela deve fazer parte de uma série de ações em prol de sua saúde.

Ficou interessado em testar os benefícios do colágeno? Na OneMarket você encontra diferentes marcas de colágeno hidrolisado. Confira!

A OneMarket é seu mercado online de alimentação inclusiva. Saiba mais sobre como vamos mudar o que você sabe sobre alimentação saudável. Quero Conhecer

Comentários

Comentário

Fechar