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FODMAP, você já ouviu falar sobre essa dieta?

Sintomas gastrintestinais incômodos, como gases, inchaço abdominal, diarreia, digestão lenta e prisão de ventre atrapalham a qualidade de vida de qualquer um. Quem tem problemas com a absorção de alimentos FODMAP, cinco tipos de carboidratos de cadeias curtas, que o diga!

O quadro é especialmente comum em quem sofre de síndrome do intestino irritável, a SII. Assim, a fim de evitá-lo, é possível recorrer a uma dieta que elimine esses alimentos e proporcione mais bem-estar.

Quer saber mais sobre o tema e entender quais itens podem ser incluídos no cardápio nutricional de quem tem essa restrição? Então continue a leitura de nosso artigo a seguir!

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O que são os FODMAP?

Os FODMAP (Fermentable Oligossacharides, Dissacharides, Monossacharides and Poliols, em inglês) são carboidratos de cadeias curtas divididos em cinco categorias:

  • monossacarídeos: nesse grupo, formado por moléculas simples de açúcar, destacam-se os alimentos com frutose e glicose. Entre eles, frutas como maçã, manga, pera e melancia. Além delas, açúcar refinado, mel e xarope de frutose;
  • dissacarídeos: com destaque à lactose, entram leite, iogurtes e queijos, especialmente os cremosos;
  • fruto-oligossacarídeos (FOS): vegetais como aspargo, brócolis, alho, cebola e chicória. Os mais abundantes, entretanto, são o trigo e outros cereais que contém glúten. Em consequência disso, todos os seus derivados, como pães e massas, entram na lista;
  • galacto-oligossacarídeos (GOS): leguminosas em geral, como grão-de-bico, ervilha, lentilha e feijões;
  • polióis: adoçantes como xylitol, sorbitol e maltitol. Além deles, algumas frutas também fazem parte desse grupo, entre elas cereja, lichia, pêssego e nectarina.

Como fazer uma dieta FODMAP?

Para combater os sintomas causados pelos FODMAP, é recomendado buscar um nutricionista e dar início à dieta, com orientação do profissional.

Nela, é recomendado remover todos os alimentos dos cinco grupos citados anteriormente, durante um período de seis a oito semanas. Depois, cada grupo é reintroduzido aos poucos, de forma a identificar quais causam sintomas intestinais.

Assim que o grupo for descoberto, o indivíduo pode replanejar sua alimentação para eliminar os derivados, fazendo as substituições nutricionais necessários.

Dessa forma, é fundamental ter acompanhamento, já que a dieta FODMAP, ao retirar grupos alimentares inteiros, pode ser muito restritiva e causar deficiência de nutrientes.

O que consumir em uma dieta FODMAP?

No plano alimentar de quem segue esse padrão, estão incluídos alimentos sem lactose e itens com baixo ou nenhum FODMAP, entre eles:

  • vegetais: alfafa, tomate, alface, brotos de alfafa e de feijão;
  • frutas: banana, amora, kiwi, melão, laranja, uvas;
  • leites: de coco, soja, arroz e amêndoa;
  • proteínas e queijos: tofu, carne, peixe, queijo parmesão, muçarela, gouda, provolone;
  • alimentos sem glúten, como tapioca, quinoa e arroz;
  • amêndoas.

Para elaborar um cardápio FODMAP e eliminar todos os sintomas incômodos, é importante diversificar as opções a cada dia e tomar o cuidado necessário para garantir que haja uma distribuição adequada dos macronutrientes e dos micronutrientes essenciais para a manutenção da saúde e de seus objetivos atuais.

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