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O que comer depois do treino? Confira 5 dicas

Uma das dúvidas mais comuns de quem pratica esporte é o que comer depois do treino. Afinal, todo mundo sabe que é fundamental ter uma boa alimentação antes e depois de realizar o exercício físico.

Fazer qualquer esforço físico em jejum não é recomendado. Antes de treinar, é necessário ingerir calorias para que o corpo funcione de forma adequada. Após fazer os músculos trabalharem bastante, é preciso recuperar toda a energia que foi gasta com os exercícios.

Além disso, uma alimentação adequada também vai ajudar no crescimento muscular e na recuperação das fibras musculares. Sendo assim, a alimentação é tão importante quanto colocar o corpo para se mexer. Tem dúvidas sobre o que comer depois do treino? Continue lendo o texto!

1. Consuma alimentos ricos em proteínas

Ingerir proteínas ajuda a esculpir os músculos após o exercício muscular. Entretanto, é preciso ter moderação e consumir uma dose que seja compatível com o seu peso e a intensidade do treino. Veja alguns exemplos de alimentos que são fontes de proteínas:

  • leite;
  • iogurte;
  • queijo;
  • carnes (dê preferência para carnes magras, como o frango);
  • peixe;
  • ovos.

2. Faça refeições ricas em hidratos de carbono

Uma boa forma de recuperar a energia que foi perdida durante o treino é consumindo alimentos ricos em hidratos de carbono. Eles são importantes aliados na reposição muscular. É indicado o consumo, por exemplo, de sumos, barras de cereais e frutas.

Melancia, damasco e banana são excelentes escolhas para esse momento. Essas frutas têm grande quantidade de açúcar e contribuem para a reposição das reservas de glicose do corpo.

3. Continue ingerindo água e outros líquidos

Como você sabe, durante o treino se perde muita água e é essencial repor esse líquido, durante e após o exercício, para evitar a temida desidratação. Além disso, manter a lubrificação de músculos e articulações reduz o risco de ter lesões no futuro. O consumo de bebidas isotônicas e água é benéfico.

4. Evite consumir gorduras (até mesmo as boas)

Nem todos os lipídios fazem mal para a saúde, porém, depois do exercício físico, o ideal é evitar o consumo de gorduras. Elas atrasam o processo de absorção das proteínas e dos hidratos de carbono.

5. Coma assim que o seu corpo voltar ao normal

Isto é, assim que a sua respiração e os batimentos cardíacos tiverem voltado ao ritmo habitual, e o seu corpo tenha repousado um pouco. Isso acontece, geralmente, cerca de 15 minutos depois que o exercício termina.

O ideal é que você coma em até 45 minutos após o treino. A explicação para isso é que nesse período acontece a regeneração dos músculos e eles conseguem captar a glicose mais facilmente e refazer as suas reservas de glicogênio.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que comer depois do treino. Não importa se você quer emagrecer ou ganhar massa muscular, uma alimentação balanceada antes e depois da prática de esportes é essencial para atingir os seus objetivos.

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