Fechar

Própolis: saiba mais sobre esse aliado da saúde

Eu sempre tive problemas pra dormir. Sono leve e dificuldade para pegar no sono. E todo mundo sabe que a qualidade do sono é importante para a saúde. Sabendo disso, conversei com a minha nutri e ela indicou o consumo de 30 gotinhas de própolis antes de deitar. Foi mágico! Além de aumentar minha imunidade, ele ainda me faz dormir como um anjo!

Apesar de ter um histórico respeitável de uso, que lhe rendeu o posto de medicamento natural, a própolis só entrou pra valer na mira da ciência nos últimos 20 e poucos anos. O consumo mundial gira em torno de 2,3 mil toneladas por ano e o Brasil ocupa um lugar de destaque nessa história. Somos o terceiro maior produtor da resina, atrás apenas da Rússia e da China. Aqui a produção de própolis dura o ano inteiro.

Pensando nisso, convidei a Nutri Cláudia Kirst pra falar pra gente um pouco mais sobre esse assunto!

O que é própolis?

É um material resinoso resultante da mistura de enzimas, da cera de abelhas e do pólen das plantas. É geralmente extraído em solução de álcool para uso oral e em solução de glicol para aplicações cosméticas.

Quais os benefícios do uso?

Por seu alto conteúdo de polifenóis e flavonóides, que são substâncias químicas benéficas formadas nas plantas, o extrato de própolis é conhecido como um antibiótico natural.

  • É anti-inflamatório (auxilia no tratamento de infecções diversas, inclusive nas gengivas);
  • É antioxidante (desacelera o envelhecimento natural);
  • Melhora a imunidade (previne resfriados e dores articulares);
  • Protege o fígado de infecções e lesões;

Onde eu encontro própolis?

Em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

  • Cuidados: algumas pessoas podem apresentar dermatite de contato, por isso é importante que o nutricionista prescritor avalie exames bioquímicos e riscos de alergia em geral do paciente.
  • Cortes e machucados? O Própolis verde é ótimo para acelerar processos de cicatrização. Deu aquela esfolada na pele ou se cortou? Coloca própolis em cima do machucado.
  • Espinhas? Ele também ajuda a secar espinhas. Pingue uma gotinha 3 vezes ao dia.

Curiosidade: A palavra grega “própolis” significa “defesa da colmeia”. As abelhas usam a própolis para selar buracos em seus favos e cobri-los de intrusos que morreram dentro da colmeia, evitando sua decomposição.

Texto: Nutricionista Cláudia Kirst. (Para mais informações e atendimento, clique em BioAd )

benefícios do gengibre por guria natureba

Comentários

Comentário

Fechar