Você já deve ter ouvido a recomendação sobre a necessidade de consumir pratos bem coloridos, certo? Mas será que existe mesmo uma relação entre as cores dos alimentos e a sua especialidade nutricional?
As cores de cada tipo de alimento não existem ao acaso: elas estão ali por conta de substâncias específicas que caracterizam a forte presença de um ou outro nutriente. Por isso, conhecer e saber como observar a coloração do que colocamos em nosso prato pode nos dar boas dicas de suas funções nutricionais.
A seguir, conversaremos sobre a relação entre os alimentos, suas cores e os nutrientes presentes em cada um deles, explicando como isso funciona e quais são os benefícios de uma dieta colorida. Boa leitura!
Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Branco





Para começar, que tal conversarmos sobre os alimentos de coloração branca? Afinal, a ausência de cores fortes não quer dizer que esse tipo de produto não esteja repleto de nutrientes benéficos. Os principais alimentos desse grupo incluem:
- nabo;
- cogumelos;
- couve-flor;
- arroz;
- banana;
- batata;
- repolho;
- cebola;
- alho.
As vitaminas e minerais mais comuns nesse grupo são o cálcio e o potássio, mas eles também são ótimas fontes de fitoquímicos e betaglucanos, substâncias diretamente ligadas com o fortalecimento do sistema imunológico.
Vermelho
Bastante comuns na mesa do povo brasileiro, os alimentos avermelhados têm essa coloração principalmente por conta do licopeno. Essa substância tem função antioxidante, ou seja, é responsável pela desintoxicação de nosso organismo e prevenção do câncer. Os ingredientes mais comuns do grupo são:
- tomates;
- melancia;
- morango;
- cereja;
- pimentão;
- pimentas.
Os alimentos vermelhos normalmente são fontes de muitas vitaminas e também de ferro, o que favorece muito a produção de sangue e a oxigenação do organismo. Além disso, contêm substâncias importantes para ajudar na desinflamação do corpo.
Verde
A cor verde também é (ou pelo menos deveria ser) extremamente abundante na mesa da maioria das famílias. Nesse grupo estão presentes frutas e boa parte das verduras que estamos acostumados a consumir. Algumas delas são:
- couve;
- abacate;
- pimentão verde;
- brócolis;
- espinafre;
- limão;
- kiwi;
- pepino;
- escarola.
Todos esses alimentos são fontes indispensáveis de nutrientes e fibras. As principais vitaminas encontradas são a C (excelente para a pele e imunidade) e a A (fundamental para a saúde de nossa visão). Além disso, é possível encontrar o cálcio, o ferro e muitos outros minerais.
Laranja e amarelo
Essenciais para a proteção de nosso sistema imune e para o fortalecimento da pele — já que conta com substâncias que, combinadas, ajudam na produção de colágeno —, os alimentos de cor amarela ou laranja são uma ótima alternativa para a saúde. Os principais deles são:
- laranja;
- pimentão amarelo;
- cenoura;
- mamão;
- manga;
- abóbora;
- damasco;
- melão;
- maracujá;
- abacaxi.
Felizmente, é possível utilizar tais alimentos no dia a dia em forma de sucos refrescantes e com a função detox. Todo o betacaroteno presente nesses ingredientes trará muita saúde ao seu dia a dia. Experimente!
Roxo
Pouco comuns, mas extremamente bonitos e saborosos, os alimentos roxos são ricos em antocianina, um pigmento que auxilia na proteção do organismo contra agentes externos ao fortalecer o sistema imunológico. Os alimentos mais comuns desse grupo são:
- repolho roxo;
- beterraba;
- açaí;
- berinjela;
- jabuticaba;
- ameixa;
- uva.
Além disso, tais alimentos são ricas fontes de inúmeras vitaminas responsáveis por nos trazer energia (especialmente no caso do açaí) e fazer com que o metabolismo funcione a todo vapor.
Marrom
Por fim, devemos citar os ingredientes de coloração marrom, que são algumas das principais fontes de fibras e proteínas (principalmente para pessoas que seguem uma alimentação vegetariana). Eles são:
- feijão;
- grão de bico;
- cacau;
- linhaça.
Além de ricos em proteínas e aminoácidos, tais alimentos nos fornecem boas doses de ácidos graxos (como o ômega 3) e vitaminas do complexo B, fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso.
Viu como as cores dos alimentos e os seus nutrientes têm tudo a ver? Agora que você já conhece a relação entre a coloração e os nutrientes presentes nos produtos, invista em refeições coloridas e diversificadas para garantir que seu corpo receba todas as vitaminas e minerais necessários para uma vida saudável!