Fechar

Veja 5 alimentos antioxidantes para limpar o organismo e manter a pele jovem

A maioria de nós já deve ter ouvido falar na mídia sobre alimentos antioxidantes. No entanto, a definição pode ter ficado um pouco vaga ou não demos a devida a importância para essa importante função.

Os alimentos antioxidantes são benéficos e extremamente necessários para manter um organismo saudável. Isso porque ajudam a combater o envelhecimento, previnem doenças, melhoram a saúde da célula e eliminam a ação dos radicais livres. Em outras palavras, favorecem uma vida mais equilibrada e duradoura. Mas o que são, afinal, os radicais livres? De que forma os antioxidantes atuam?

É sobre isso que vamos falar neste texto. Então, acompanhe até o final para descobrir como limpar o seu organismo e manter a pele jovem!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que são alimentos antioxidantes?

Para começar, vamos entender o que são os tais radicais livres: moléculas instáveis no organismo, que causam danos no seu funcionamento, podendo levar também a alterações no DNA.

Os radicais livres sempre existirão, já que são resultados das reações químicas do organismo. Em outras palavras, são responsáveis pelo envelhecimento (o que é inevitável). Contudo, existem substâncias capazes de retardar este processo, e é aí que entram os antioxidantes. Eles são capazes de agir contra os danos causados pelos efeitos do processo fisiológico de oxidação.

Sendo assim, é bom saber quais são os alimentos que favorecem a ação dos radicais livres. Dessa forma, é recomendado evitá-los ou ao menos reduzir o consumo de frituras, doces e açúcares, bem como alimentos que contenham gordura trans.

Quais são os benefícios?

Existem múltiplos benefícios de consumir alimentos ricos em substâncias antioxidantes. Listamos alguns deles:

  • combater envelhecimento: evitam a destruição do colágeno causada pelos radicais livres, além de estimular a produção de novas fibras;
  • tratar possíveis inflamações: os alimentos antioxidantes têm propriedades inflamatórias, evitando que elas evoluam e auxiliando no processo de cura;
  • cuidar da pele queimada pelo sol: atuam na renovação celular, substituindo as células danificadas pela luz solar.

Onde estão os alimentos antioxidantes?

Pesquisas indicam que alguns alimentos são campeões quando o assunto é poder antioxidante. Confira a seguir quais são.

1. Nozes

Além de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), os antioxidantes encontrados na oleaginosa combatem doenças como câncer e diabetes, além de problemas cardiovasculares.

2. Uva

O suco de uva puro é considerado um super antioxidante por conter grande quantidade de substâncias benéficas, como os flavonoides (são as moléculas que dão as cores vibrantes a alguns alimentos).

3. Azeite de oliva

O azeite extravirgem tem um poder antioxidante por conter vitamina E e compostos que auxiliam no sistema circulatório, como os esteróis livres.

4. Chá verde

Algumas das substâncias presentes no chá verde são os flavonoides e as proantocianidinas, que contam com um potencial antioxidante. Além disso, ajudam a eliminar as toxinas corporais.

5. Tomate

O licopeno, responsável pela cor avermelhada do tomate, é um carotenoide, substância com poder antioxidante, o que significa que combate o envelhecimento e ainda vários tipos de câncer.

Os alimentos antioxidantes são, sem dúvida, fundamentais para ajudar a manter a pele bonita e jovem. Entretanto, a pele é só um reflexo da saúde interior. Com uma alimentação saudável, equilibrada e rica, o corpo todo é beneficiado. Logo, se você não presta muita atenção no que consome, é melhor começar a pensar nisso! Assim, sentirá mais disposição para a correria do dia a dia.

Compre antioxidantes na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar