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Acabe com as dúvidas: descubra se feijão tem glúten

O tradicional arroz com feijão é uma das refeições mais básicas na mesa do brasileiro. Porém, algumas pessoas podem ter receio de consumi-la por não saberem se o feijão tem glúten, o que representa um problema para quem tem a doença celíaca.

Por isso, é importante ficar bem informado. Se você sofre com ela ou conhece alguém com essa condição, preparamos um post com dicas importantes sobre o assunto.

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O que é glúten?

O glúten é um componente, mais precisamente uma proteína, presente em massas, como pães, macarrão, bolos, bolachas. Sua função é deixar a massa mais elástica e auxiliar em seu crescimento. Não se trata de uma substância criada por indústrias, mas algo encontrado naturalmente em cereais, como trigo e cevada.

Como ele age no organismo?

Para quem tem a doença celíaca, cerca de 1% da população mundial, o organismo não consegue metabolizar essa proteína de forma adequada. Por isso, a ingestão do glúten acaba causando uma grande irritação às paredes do intestino, trazendo sintomas desconfortáveis. Além disso, a inflamação recorrente pode ter como consequência problemas como a desnutrição.

Como identificar a doença celíaca?

Alguns dos sintomas de que tem intolerância ao glúten são:

  • Barriga estufada
  • Gases
  • Ânsia de vômito
  • Diarreia
  • Perda de peso
  • Lesões na pele

Feijão tem glúten?

A resposta é não. Grãos, em geral, não contêm a substância (broto de feijão, ervilha seca, lentilha, amendoim, grão-de-bico). Por isso, pode consumir o feijão sem medo.

Porém, fique atento aos alimentos que contiverem Extrato protéico vegetal ou Proteína vegetal hidrolizada, pois estes podem conter o glúten.

Benefícios do feijão

Certamente, o feijão é um dos alimentos preferidos pelos brasileiros, o que é muito positivo. Existem muitos benefícios em consumi-lo. Conheça alguns deles:

  • é fonte de vitaminas do complexo B — o que evita o cansaço e a fadiga.
  • combate a anemia (deficiência de ferro).
  • é fonte de potássio — contribui para o relaxamento muscular, evitando cãibras.
  • evita as cáries — a combinação de arroz e o feijão fornece uma dose diária de flúor, que pode ajudar no controle de cáries nos dentes.

Vantagens da dieta sem glúten

Para quem é celíaco, a doença autoimune ataca as vilosidades intestinais quando o glúten entra no organismo. No caso dos intolerantes, pode haver alguns desconfortos gerados pelo consumo do componente. Porém, isso não precisa ser um problema. Uma dieta sem glúten é possível, e ainda pode trazer benefícios. Dentre eles:

  • menor chance de desenvolver intolerância à lactose, gerada pelos danos causados ao intestino;
  • menor ocorrência de desordens pancreáticas e na vesícula;
  • redução de chances de infertilidade.

No caso de quem é apenas intolerante, o fim do consumo de glúten é positivo porque:

  • diminui os índices de obesidade;
  • reduz o inchaço e a retenção de líquido.

Por isso, se você tem intolerância ao glúten ou doença celíaca, o primeiro passo é saber o que é a substância e em quais alimentos ela é encontrada. Vimos, por exemplo, que é um mito achar que feijão tem glúten, portanto, pode ser consumido normalmente. Em seguida, repense sua dieta. Isso pode ser um começo para você inserir alternativas mais saudáveis no seu dia a dia!

Você gostou deste artigo sobre glúten? Quer ficar por dentro de outras dicas para manter uma rotina saudável? Confira nosso cardápio saudável para o dia a dia. Até a próxima!

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