Fechar

Cortar o glúten emagrece? Tire suas principais dúvidas sobre o assunto

A dieta glúten free está fazendo parte da rotina de cada vez mais brasileiros. Até mesmo pessoas que não são celíacas decidiram parar de ingerir a proteína. Na maioria das vezes, o objetivo é a perda de peso. Por isso, a pergunta que não quer calar é: será que cortar o glúten emagrece?

Neste artigo, vamos responder a essa questão e apresentar outras informações relevantes para melhorar sua saúde. Vamos lá? Boa leitura!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Quais alimentos contêm glúten?

O glúten é uma proteína vegetal encontrada no trigo, na cevada, no centeio e em outros grãos. Esses ingredientes são usados no preparo de vários alimentos. Veja alguns exemplos:

  • pães;
  • macarrão;
  • pizzas;
  • bolos;
  • cervejas.

Os celíacos, pessoas que têm a doença autoimune que impede a correta absorção do glúten pelo organismo, precisam cortar a proteína totalmente. Os alimentos que levam trigo e outros cereais são substituídos por uma dieta com base em proteína animal, gorduras e vegetais.

A recomendação, tanto para celíacos quanto para quem optou por seguir a dieta glúten free, é ter o acompanhamento de um nutricionista. A medida evita excessos ou a falta de nutrientes importantes para a saúde do corpo.

É verdade que cortar glúten emagrece?

Não é difícil encontrar em revistas e sites sobre o mundo dos famosos, notícias de pessoas que perderam peso após parar de consumir a proteína. Os relatos fizeram o glúten ficar conhecido e despertaram a curiosidade de muita gente.

A verdade é que glúten não engorda, mas a maioria dos alimentos que contêm glúten tem uma coisa em comum: o alto valor calórico. Levando isso em consideração, retirar esses alimentos da dieta e substituí-los por outros mais saudáveis promove o emagrecimento.

Apenas a retirada do glúten não é a solução para perder peso. Afinal, alguns alimentos livres de glúten podem ter a mesma quantidade de calorias que os alimentos tradicionais. O ideal é manter uma alimentação equilibrada, evitando ingerir muitos açúcares e frituras, dando preferência para alimentos naturais.

Quais são os benefícios de uma dieta sem glúten?

Além da perda de peso, a retirada do glúten pode proporcionar outras melhorias ao funcionamento do organismo, principalmente para pessoas celíacas ou com outras patologias relacionadas à proteína.

Conheça alguns benefícios que podem ser percebidos.

Redução do inchaço abdominal

O consumo de glúten, principalmente para quem é celíaco, pode provocar inchaço na região abdominal. Isso acontece por conta da dificuldade na digestão da proteína.

Diminuição da retenção de líquido

Tirar o glúten da dieta minimiza a inflamação do organismo, causada pela má digestão da proteína. Isso melhora o funcionamento do metabolismo e diminui a retenção de líquido.

Melhora na saúde da pele

A dificuldade em absorver o glúten pode ocasionar problemas de pele, como a queratose pilar e coceiras constantes pelo corpo. Esses problemas somem ou diminuem com a retirada da proteína da dieta.

Cortar glúten emagrece se a substituição na dieta for feita por alimentos que fazem bem para a saúde. Felizmente, o mercado está mudando e já existem muitas opções de produtos sem glúten e saudáveis disponíveis.

Você quer ou precisa tirar o glúten da sua vida? Então aproveite para conhecer outros benefícios que a dieta glúten free pode proporcionar!

Comentários

Comentário

Fechar