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30 dias sem açúcar: conheça o desafio da apresentadora Bela Gil

Bela Gil é tão entusiasta da cozinha saudável que até já virou meme nas redes sociais, com seu famoso bordão “você pode substituir…”. Brincadeiras à parte, na cozinha da apresentadora só entra aquilo que faz bem ao corpo. Pensando nisso, no ano passado ela lançou uma campanha nas redes sociais que convidava os seus seguidores a passar 30 dias sem açúcar!

Pode parecer maluco e quase impossível, ainda mais quando descobrimos que a substância está presente na produção até de coisas salgadas, como no molho de tomate, por exemplo. Mas muita gente aceitou o desafio e viveu pra contar história.

Se você se interessou pelo desafio e quer conhecer um pouco mais sobre essa proposta inusitada?

O que cortar?

É importante entender que o desafio fala sobre o açúcar adicionado, ou seja, todo produto industrializado que contém o cristal na constituição de forma não natural. Isso quer dizer que você não precisa cortar as frutas e vegetais que contém frutose, por exemplo.

No supermercado, é preciso olhar bem o rótulo dos produtos, porque o açúcar pode vir disfarçado com vários outros nomes, como mel, melado, açúcar mascavo, rapadura, açúcar invertido, xarope de milho, xarope de glicose, xarope de agave, dextrose, maltodextrina etc. Também nada de pular os rótulos “óbvios”, como de carnes, por exemplo, porque — pasme — até as defumadas podem conter o cristal.

O que comer?

Dependemos cada vez mais de produtos industrializados, então ficar 30 dias sem açúcar exige um esforço além da força de vontade. A constituição dos alimentos varia muito entre as marcas, então é possível encontrar pães, carnes, grãos e cereais sem nenhum açúcar adicionado.

Além dessas substituições na hora de encher o carrinho, o ideal é variar bem nas frutas, legumes e vegetais, e colocar a mão na massa para fazer várias coisas em casa. Não é difícil encontrar receitas de pães, bolos, biscoitos e até sobremesas que não levam açúcar, então parte do desafio também é pesquisar muito e descobrir novas opções de alimentação. E lembre-se: adoçar sucos ou café, nem pensar!

O que esperar?

Se você come diariamente sem nem pensar na presença do açúcar, é muito provável que passe por um período de abstinência durante o desafio. Os primeiros dias serão os mais difíceis, e é normal sentir dores de cabeça, alteração do humor e até menos ânimo para fazer as atividades cotidianas.

Mas, a partir da segunda semana, os efeitos colaterais passam e você começa a sentir os benefícios, como mais energia no dia a dia, a perda mais fácil de gordura localizada, melhora na qualidade do sono e da pele.

Basta seguir para a seção de comentários do vídeo da Bela Gil para constatar como quem aceitou o desafio percebeu as vantagens. “Foi minha salvação! Os resultados dos exames normalizaram e o ecocardiograma não apontou mais o problema cardíaco”, disse uma fã que tinha problemas com uma bactéria.

Muitos seguidores relatam a facilidade de continuar com alguns dos hábitos adquiridos mesmo depois do fim dos 30 dias sem açúcar: “Hoje não adoço quase nada, tomo café puro, limão puro… e tudo ficou doce pra mim! Amo chocolate 80%, 90%, enfim… melhor coisa!”. Mas o que mais surpreende é o relato animado de quem não precisa mais da substância: “Estou muito feliz, não me faz nenhuma falta :)”.

E aí, curtiu conhecer mais sobre o desafio da Bela Gil? E que tal começar com essas sobremesas sem açúcar?

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