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5 dicas para acabar com a vontade de comer doce antes de dormir

Você chega em casa após aquele dia estressante e cansativo, toma um banho, janta e, próximo da hora de dormir, vem a vontade de comer doce, quase que irresistível, não é mesmo?

Essa vontade acontece, pois você sente a necessidade de compensar um dia cansativo, e o doce traz esse prazer. Além disso, o cortisol, hormônio que distribui o açúcar no sangue, tende a reduzir seu trabalho no período noturno, o que causa essa vontade quase que incontrolável.

A luta para evitar esse hábito é difícil, mas pode ser bem-sucedida. Veja, neste post, 5 dicas valiosas para acabar com a vontade de comer doce antes de dormir!

1. Reduza gradativamente

Sem impactos imediatos! Realmente é difícil reduzir o hábito de comer doce à noite, e você não vai conseguir fazer isso de uma hora pra outra. Tente, gradativamente, reduzir essa quantidade de consumo para se adequar sem maiores impactos, até que não tenha mais essa necessidade.

Comece comendo uma vez ao dia apenas e, depois, passe a comer um dia sim, um dia não. Vá aumentando esse intervalo entre os dias que você consome doces, e a tendência natural é que seu organismo sinta cada vez menos falta, até que você consiga abandonar completamente esse hábito.

2. Pratique exercícios físicos

Exercitar-se e comer doces são duas coisas completamente distintas e, até mesmo, opostas, não é mesmo? Entretanto, elas têm semelhanças quanto às sensações que causam ao corpo. Um chocolate, por exemplo, é capaz de liberar endorfina, hormônio que causa uma grande sensação de bem-estar. Entretanto, junto a ela, vêm as calorias e o açúcar, muito prejudiciais à saúde.

A prática de exercícios traz o mesmo efeito positivo, pois também faz com que o organismo libere endorfina, satisfazendo essa vontade de um prazer que costuma vir pelo doce. Realizando uma atividade na parte da noite, você também traz benefícios ao sono. Experimente realizar essa troca!

3. Evite as tentações em casa

Muitas vezes, a vontade de comer doce é despertada pelo fato de você saber que, na geladeira, há algo gostoso e que vai satisfazer a sua vontade. Nesses momentos, é difícil ter autocontrole, e o caminho mais natural é não lutar contra essa vontade e acabar comendo.

Sendo assim, não teste suas capacidades de resistir às tentações — simplesmente evite-as! Mude seus hábitos de compra e corte esses doces que ficam na geladeira. Assim, quando a vontade surgir, você não terá nada fácil ao seu alcance, pronto para ser consumido.

4. Substitua os doces por alimentos saudáveis

Dá para enganar o seu organismo na hora que a vontade de comer doce vier mais forte na parte da noite. Algumas frutas podem cumprir bem esse papel, como o morango. Ele contém a frutose, uma espécie de açúcar que leva mais tempo para ser processado pelo organismo. Assim, seu corpo vai sentir o alívio dessa sensação de ter que ingerir um doce e se sentirá satisfeito.

Outro bom recurso é o consumo de fibras, como aveia, granola e cereais integrais. Elas são capazes de satisfazer o seu corpo em relação ao nível de açúcar no sangue, diminuindo essa necessidade de comer doces.

5. Controle sua ansiedade

Não é segredo que a ansiedade é um dos fatores que servem como gatilho para o consumo de doces. Sendo assim, é importante ir até a origem do problema para combater essa vontade. Que tal buscar se livrar desse sentimento? A ajuda médica é fundamental! Um profissional pode recomendar hábitos e tratamentos para ter maior controle sobre a ansiedade.

Além disso, há alguns alimentos que são de grande ajuda nesse ponto: castanha-do-pará, nozes e aveia podem ser consumidas facilmente e oferecem bons resultados em longo prazo.

A vontade de comer doce deve ser controlada! O consumo em excesso do açúcar pode resultar no aumento do peso e em doenças, como a diabetes. Essas dicas serão de grande ajuda para se livrar dessas situações!

Aproveite e saiba um pouco mais sobre como o açúcar é nocivo à sua saúde: veja 5 motivos para cortá-lo de vez da sua alimentação!

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