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Conheça os diferentes tipos de açúcar e como usá-los na alimentação

Apesar do açúcar cristal ser o mais comum na dieta dos brasileiros, existem diversos tipos de açúcar disponíveis no mercado. A diferença entre eles pode ser o processo de refinamento (maior ou menor), a matéria-prima (cana, coco), o processo de plantio (sem agrotóxicos, como é o caso do orgânico), entre outros fatores que ajudam a criar as variedades.

Para que você conheça um pouco mais sobre o assunto, elencamos aqui os principais tipos de açúcar e fornecemos dicas de como você pode usá-los na sua alimentação diária. Para conferir, continue a leitura.

Refinado

É o açúcar mais comum, encontrado facilmente nos supermercados e conhecido como “açúcar de mesa”. Muito utilizado para adoçar bebidas (cafés, sucos) e receitas de sobremesas, passa pelo refinamento, que o deixa com aspecto bastante fino e cor branca.

Nesse processo, perde as qualidades nutricionais da cana-de-açúcar. Além disso, são adicionados compostos químicos que não fazem bem à saúde. É o tipo de açúcar menos saudável.

Cristal

O cristal também passa pelo refinamento, mas com menor intensidade. Por isso, seus grãos ficam um pouco mais grossos que os de açúcar refinado.

É muito utilizado em receitas de bolos. A cor é esbranquiçada. Também não é considerado saudável, pois perde nutrientes importantes.

Mascavo

Esse tipo de açúcar não passa pelo refinamento, o que o faz ter uma cor amarronzada, semelhante à da cana-de-açúcar. Mantém as propriedades naturais do alimento e é produzido apenas com o cozimento da cana.

Estima-se que em 100 gramas desse tipo de açúcar há 346 miligramas de potássio, 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio e 22 miligramas de fósforo. Além disso, não são acrescentados aditivos químicos.

Demerara

Espécie de variação do mascavo, passa por um refinamento mais simples em que não são acrescentados compostos químicos.

Tem coloração caramelo e não interfere no sabor dos alimentos. Por isso, pode facilmente substituir o açúcar refinado do dia a dia. A desvantagem é que costuma ser um pouco mais caro.

Orgânico

Pode ser considerado orgânico o açúcar cujo plantio ou cultivo não recebeu agrotóxicos, fertilizantes sintéticos e nem aditivos químicos durante processos industriais. Por isso, um açúcar do tipo demerara ou mascavo pode ser orgânico, mas o refinado não (já que, apenas por ser considerado refinado significa que ele passou por um processo no qual foram adicionados compostos químicos).

Açúcar de coco

É produzido a partir do líquido das flores da palma de coco. Como é natural, conta com diversos benefícios: é livre de agrotóxicos e aditivos químicos, além de fornecer vitaminas e minerais provenientes do coco.

Agora que você conhece a maioria dos tipos de açúcar, imagine-se no mercado procurando por produtos saudáveis, com menor quantidade dessa substância. Não parece uma tarefa muito fácil, não é? E se você pudesse garantir uma alimentação livre de açúcar de forma prática e acessível?

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