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Dieta sem açúcar: como se livrar da dependência dele

O açúcar, como você sabe, é um ingrediente muito comum. Está presente em doces, sucos, alimentos prontos e, claro, no bom e velho cafezinho. No entanto, mesmo em pequenas quantidades, seu consumo diário pode levar ao vício sem que você perceba. A boa notícia é que, com apenas alguns passos, é possível programar uma dieta sem açúcar.

Nas próximas linhas, você vai entender melhor sobre o vício em açúcar, seus malefícios no organismo e, ainda, como se livrar da dependência desse ingrediente. Continue com a gente e conquiste de vez uma alimentação mais saudável!

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Quando o consumo de açúcar vira vício

O açúcar está presente em praticamente todas as nossas refeições, seja de forma aparente ou “escondido” em certos alimentos, como o café com leite pela manhã, o suco do almoço e os lanches da tarde (bolachas, barras de cereais, etc.).

Assim, mesmo sem perceber, você pode aumentar cada vez mais as doses desse ingrediente para suprir uma dependência. Uma pesquisa realizada pelo Brookhaven National Laboratory, nos Estados Unidos, comprovou que o açúcar causa no cérebro uma sensação de bem-estar semelhante à produzida pela cocaína.

Malefícios do açúcar no organismo

Além de causar dependência, o consumo de açúcar também está ligado a diversos problemas de saúde. Entre os mais preocupantes, estão a obesidade, problemas de circulação sanguínea, insuficiência hepática, mal de Alzheimer e até câncer.

Passos para uma dieta sem açúcar

Faça uma reprogramação alimentar

Manter uma dieta livre de açúcar requer planejamento e disciplina. O segredo, nesse caso, é fazer uma reprogramação alimentar.

Para ter sucesso na empreitada, deve-se diminuir lentamente as doses de açúcar consumidas no dia a dia. Utilize o ingrediente de forma moderada e decrescente, principalmente no café, sucos e sobremesas, e acostume aos poucos seu paladar e seu cérebro.

Evite fontes diretas de açúcar

Dispensar um bolo com calda de chocolate ou recusar um refrigerante gelado em um dia quente podem parecer tarefas difíceis, não é mesmo? Mas saiba que elas são fundamentais em uma dieta sem açúcar!

As fontes diretas do ingrediente incluem bebidas industrializadas, bolos, tortas doces e chocolates. Uma ótima dica é substituí-las por frutas, como o morango, kiwi, mamão e maçã, e por sobremesas sem açúcar.

Corte adoçantes artificiais

O uso de adoçantes artificiais é tão prejudicial quanto o consumo de açúcar, já que eles são alimentos processados — ou seja, têm adição de substâncias químicas.

No lugar, dê espaço ao stevia, um adoçante natural proveniente de uma planta com muito valor nutritivo e bastante adequado para diabéticos. Outro produto que pode ser um grande aliado na sua jornada para diminuir o consumo de açúcar é o xylitol, uma opção natural que traz vários benefícios ao organismo.

Portanto, reduzir o açúcar na alimentação não é uma tarefa fácil, mas seguindo o passo a passo mostrado aqui, que inclui fazer uma reprogramação alimentar e evitar fontes diretas de açúcar e adoçantes artificiais, é possível alcançar seu objetivo.

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