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Entenda a diferença entre os alimentos light e diet

A crescente oferta de produtos que promovem vida mais saudável e equilibrada tem feito com que a ida ao supermercado se transforme em um enigma. São várias as opções relacionadas a produtos light e diet, mas, muitas vezes, é difícil saber a diferença entre eles.

Você sabe o que esses produtos têm — ou deixam de ter — em sua formulação? Entende o significado dessas palavras e sabe o que está colocando no carrinho? Pois bem, este post foi elaborado para eliminar essas dúvidas de uma vez por todas! Acompanhe a leitura.

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Verifique o rótulo

Na prática, você precisa ler atentamente os rótulos dos produtos para se certificar qual nutriente teve seu teor reduzido ou eliminado. Lá costuma constar, em destaque, a palavra que indica a alteração do alimento. Veja se está escrito light ou diet.

Light

Os alimentos classificados como light devem apresentar, segundo a legislação, redução de no mínimo 25% em comparação ao produto original. Isso significa que algum (ou alguns) dos nutrientes não foram totalmente eliminados, mas sim reduzidos. Assim, o teor de açúcares, gorduras (totais ou insaturadas) ou sal pode ter sido subtraído do alimento.

Diet

Já aqueles considerados diet apresentam restrição de determinado nutriente, que pode ser o açúcar, gorduras ou proteínas. Na verdade, ele pode conter até 5% desse nutriente. Esses alimentos não são adequados para quem quer perder peso, pois, muitas vezes, são até mais calóricos que os convencionais.

Entenda a diferença entre light e diet

Agora que você já sabe as características de cada um, vamos ver se consegue perceber as diferenças entre eles.

Se a pessoa tiver sido diagnosticada com diabetes, por exemplo, o açúcar é banido da sua dieta. Logo, ela deve procurar comprar produtos diet sem adição de açúcar. Uma gelatina light pode ter até 75% de açúcar no produto, o que a torna inviável para o diabético. Entendeu?

Mas, se o desejo do consumidor é buscar uma alimentação mais saudável e menos calórica, ele pode consumir produtos light. Nesse caso, a pessoa, já que não tem restrição alimentar, substitui produtos que têm muitas calorias em sua composição (ou gorduras, ou açúcar etc.) por equivalentes menos calóricos. Bolos, geleias e pães — que também contêm açúcar — em versão light são uma ótima pedida.

E os produtos zero? Esses chegaram ao mercado há menos tempo, prometendo isenção total do nutriente. Sucos zero açúcar, cerveja zero álcool, snack zero glúten e iogurte zero lactose são exemplos de produtos desenvolvidos especialmente para aquelas pessoas que têm intolerância a algum elemento originalmente presente na fórmula.

Os produtos zero glúten são indicados para os celíacos, e diabéticos podem consumir produtos zero açúcar, pois, em sua formulação, costumam ter o nutriente substituído por outro menos agressivo e, ainda por cima, apresentam menos calorias.

Não é preciso sofrer se você tem restrição a algum nutriente ou ainda se deseja alimentar-se de forma mais saudável: conte com as inúmeras opções disponíveis no mercado e encha seu carrinho. Descubra um mundo de gostosuras, como bolo de coco glúten free, geleia sem açúcar ou, até mesmo aquele delicioso brigadeiro!

Então, ficou mais fácil entender a diferença entre esses produtos? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude também seus amigos a escolher produtos light e diet em suas compras!

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