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Conheça as frutas com baixo índice glicêmico

O índice glicêmico está relacionado ao tempo que o carboidrato do alimento demora para ser absorvido pelo organismo, o que causa o aumento da glicose no sangue e a liberação de insulina. Assim, alimentos com alto índice glicêmico aumentam rapidamente a glicose sanguínea, enquanto alimentos e frutas com baixo índice glicêmico têm uma absorção lenta, mantêm os níveis de glicose e controlam a insulina.

O aumento da insulina eleva as reservas de gorduras, o que provoca a redução da glicemia e, consequentemente, um aumento do apetite, o que atrapalha o controle de peso.

Sabemos que uma alimentação saudável ajuda a controlar os níveis de glicemia e, pensando nisso, preparamos este post sobre algumas frutas com baixo índice glicêmico para que você possa incluir na dieta. Confira!

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Quais as frutas com baixo índice glicêmico?

A maioria das frutas tem baixo índice glicêmico. Elas são importantes dentro de uma dieta para quem deseja emagrecer com saúde. Veja a lista com as principais!

Abacate

Por conter um alto teor de calorias e gorduras, o abacate por muito tempo foi excluído da mesa de quem desejava uma silhueta magra.

Porém, atualmente sabe-se que as gorduras dessa fruta tão saborosa são ótimas para a saúde. Entre elas está o ômega-3, anti-inflamatório natural com vitaminas (do complexo A, B e E), cobre, manganês, potássio e zinco.

Coco

Também é fonte de gorduras boas e fibras, ajudando o corpo a se defender de infecções e doenças do coração. O coco atua como um anti-inflamatório e é rico em cálcio, vitaminas do complexo A e E, além de potássio.

Maracujá

O maracujá é rico em cálcio, potássio e fósforo, vitaminas A e do complexo B, além de conter propriedades que regulam a pressão arterial e melhoram a imunidade.

Limão

Fonte rica de vitamina C, o limão melhora a imunidade e a resistência a doenças, como gripes e resfriados.

Morango

É fonte de cálcio, selênio, potássio e vitaminas A, C e E. Além disso, o morango contém outras substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

Mas preste atenção: mesmo as frutas com baixo índice glicêmico não devem ser consumidas em excesso, porque isso aumenta açúcares, carboidratos e o índice glicêmico.

Quais são seus benefícios?

Além do que foi citado, confira porque é tão importante incluir frutas com baixo índice glicêmico em sua alimentação.

Controle da diabetes

Pessoas com diabetes devem evitar alimentos com alto índice glicêmico, portanto, as frutas são ótimas aliadas no controle da doença. Além disso, as frutas com baixo índice glicêmico oferecem nutrientes importantes para nosso corpo e ainda auxiliam no emagrecimento.

Auxílio no emagrecimento

Para quem deseja conquistar uma silhueta magra, as frutas de baixo índice glicêmico são uma ótima opção. Isso porque promovem digestão lenta, liberam açúcar aos poucos e dão uma sensação de saciedade por um período de tempo maior.

Dessa forma, há uma chance menor de transformar a energia em gordura, já que existirá um tempo maior entre uma refeição e outra, suficiente para conseguir gastar a energia consumida.

As frutas com baixo índice glicêmico são ótimas para inserir na dieta e garantir maior qualidade de vida. Elas oferecem nutrientes, auxiliam na perda de peso, no controle da glicemia e são saborosas, práticas e versáteis.

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