Fechar

Saiba quais são as principais doenças causadas pelo excesso de açúcar

Certamente você já ouviu falar sobre os riscos que o consumo elevado de açúcar pode trazer para a sua vida. Além da temida diabetes, estudos mostram outras doenças causadas pelo excesso de açúcar e como vêm se tornando bastante comum o aparecimento de males na saúde por conta dele.

Por isso, é muito importante começar a se preocupar com o que você consome, mesmo que não tenha nenhum problema de saúde. Lembre de que esse cuidado deve ser prioridade número um no seu dia a dia!

Para ajudar você a dar a atenção devida ao problema, listamos abaixo algumas doenças causadas pelo excesso de açúcar, além de dicas que servem como um alerta para evitar o seu consumo. Confira!

Insuficiência Hepática

Essa doença é contraída no decorrer da vida, devido ao consumo de medicamentos ou bebidas alcoólicas em excesso. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o maior índice de pessoas que possuem insuficiência hepática ingerem itens, dentre eles o açúcar, que tendem a sobrecarregar o fígado.

Vale lembrar, ainda, que o fígado é o órgão responsável por filtrar a glicose e liberá-la no corpo. Se houver um fluxo maior, ele não vai conseguir desempenhar sua função de forma adequada, podendo sobrecarregar e causar a falência do órgão.

Portanto, fica a dica: a reeducação alimentar e a mudança de hábitos podem melhorar essa condição!

Obesidade

As maiores causas para o crescimento da obesidade no mundo se dão por meio do funcionamento de hormônios que produzimos. Além disso, ao entrar no organismo, o açúcar que você consumiu sofre alguns processos até virar gordura. E o resultado disso em excesso é o acúmulo de peso, prejudicando a qualidade de vida.

Mas você sabe por que adoramos açúcar em geral? Porque ele libera a dopamina no cérebro, um hormônio associado à felicidade, ou seja, é normal ter compulsão por doces como os famosos e queridinhos chocolates!

A melhor solução é tentar se controlar ao máximo na ingestão de doces. Ou, melhor, escolher opções de alimentos que são livres de açúcar, como os sugar free.

Alzheimer

Infelizmente o Alzheimer ainda é um dos grandes mistérios para a medicina. Por não ter cura, a luta incansável de médicos e cientistas para achar a solução para esse mal é diária e constante.

O que muitos não sabem é que um estudo mostrou que o consumo de açúcar pode ser um fator determinante para essa doença. Para quem já sofre de Alzheimer, ingerir açúcar pode ser um agravante a mais. Tudo porque a presença de doce no organismo libera uma enzima chamada MPI, que intensifica os sintomas ainda na fase inicial da doença.

Câncer

O temido câncer também é outra doença que sofre influência do consumo de açúcar. Para se ter uma ideia, quando o organismo absorve a substância, a multiplicação das células entra em desequilíbrio. Com isso, o organismo não tem condições de acompanhar o fluxo elevado no crescimento dessas novas partículas.

A inflamação crônica, doença ligada ao câncer e ao consumo excessivo de açúcar, atinge o metabolismo de uma forma com que o sistema imunológico também seja afetado. E isso se repete todas as vezes que a pessoa doente ingere doces em geral.

Depois desses exemplos de doenças causadas pelo excesso de açúcar, você consegue notar o quanto é importante evitar o consumo desse ingrediente? Se a cada dia você se afastar um pouco mais dos doces, vai perceber como a sua saúde melhora e seu corpo agradece!

Anotou as dicas? Aproveite e continue a leitura e veja como a frutose faz mal!

A OneMarket é seu mercado online de alimentação inclusiva. Saiba mais sobre como vamos mudar o que você sabe sobre alimentação saudável. Quero Conhecer

Comentários

Comentário

Fechar