Fechar

Saiba quais são as diferenças entre o açúcar mascavo e o cristal

O açúcar é um dos grandes vilões da alimentação e você com certeza já ouviu falar sobre os riscos que ele pode causar se consumido em excesso. Apesar disso, é quase impossível eliminar por completo esse ingrediente do cardápio. Por isso, as pessoas buscam fazer substituições e o consumo do açúcar mascavo vem aumentando nos últimos tempos graças às suas propriedades.

Você sabe as diferenças desse tipo de açúcar para o cristal? Conhece seus benefícios? Confira nosso artigo e saiba mais!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é açúcar mascavo?

O açúcar mascavo é aquele com a cor marrom e tem um processo mais simples quando comparado com o açúcar refinado. Ele não passa pelo processo químico de clarificação e refinamento, o que faz com que vitaminas e mineiras sejam preservados nele.

Com essa conservação, o sabor desse tipo de açúcar é mais forte, sendo mais próximo ao da cana-de-açúcar.

O mascavo tem na sua composição frutose, sacarose, glicose, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, ferro, manganês, zinco, assim como as vitaminas A, B1, B12, B5, C, D6 e E. É considerado um alimento rico em sais minerais e vitaminas.

Qual a diferença entre o açúcar refinado e o açúcar mascavo?

O açúcar refinado branco, que é muito presente nos cardápios das pessoas, passa por um longo processo químico. O resultado disso é a perda de grande parte dos nutrientes presentes em sua versão natural. Além disso, antes de ser disponibilizado para compra, aditivos químicos são adicionados para chegar à cor branca.

Como o açúcar mascavo não passa por tantos processos, ele conserva as propriedades, sendo mais saudável do que o açúcar refinado. Para você ter uma ideia da diferença, em 100 gramas do mascavo, existem 85 mg de cálcio, 22 mg de fósforo e 346 mg de potássio.

Já em 100 gramas de açúcar refinado, encontra-se apenas 2 miligramas desses mesmos nutrientes.

Quais os benefícios do açúcar mascavo?

Por passar por menos processos químicos, o açúcar mascavo tem diversas vantagens. Embora não seja uma diferença muito significativa, ele é um pouco menos calórico do que o açúcar branco. Além disso, possui antioxidantes e é mais digerível e assimilável no sangue.

O mascavo pode ser utilizado da mesma forma que o açúcar branco. Por ter um sabor mais forte, é preciso que o paladar se prepare para ele, por isso, é interessante fazer a troca de forma gradual.

Inicie utilizando-o para adoçar sucos ou cafés e depois que o sabor estiver mais agradável ao seu paladar, use-o também na preparação de receitas.

Açúcar mascavo e diabetes?

O açúcar é o responsável pelo aumento do nível de glicose no sangue, causando hiperglicemia. Dessa forma, assim como qualquer tipo de açúcar, seu consumo deve ser feito de forma moderada para quem tem diabetes.

Já que os níveis de carboidrato e sacarose do açúcar mascavo e branco são quase iguais, não há grande diferença na indicação do consumo para diabéticos. É importante acompanhar de perto a capacidade de produção de insulina de cada indivíduo e seguir as recomendações médicas para o consumo.

É importante lembrar que mesmo com os benefícios e propriedades do mascavo, o uso do açúcar deve ser feito com moderação pelos diabéticos e também não diabéticos.

E então, agora que você já sabe as vantagens de utilizar o açúcar mascavo pretende adicioná-lo em seu cardápio? Se quiser saber outras opções de substitutos do açúcar, confira nosso material de tipos de adoçante.

Comentários

Comentário

Fechar