Fechar

Xylitol: conheça os benefícios desse adoçante natural

O Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de açúcar. Você já reparou como adoçamos todo tipo de alimento? Sucos, cafés, chás, sobremesas. Porém, quem precisa restringir esse ingrediente no cardápio tem de procurar substitutos. O xylitol é uma substância natural que pode ser incluída em dietas restritivas.

Neste post, vamos explicar sua composição, benefícios, contraindicações e como utilizá-lo nas refeições.

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é xylitol?

O xylitol é um álcool de açúcar, espécie de mistura entre uma molécula de álcool e outra de açúcar. Ele tem a capacidade de estimular os sensores de doçura na língua, por isso é utilizado como substituto do açúcar. Pode ser encontrado em algumas frutas e vegetais e, por esse motivo, é considerado natural.

Quais são seus benefícios?

Previne cáries

Ao contrário do açúcar tradicional, o xylitol tem efeito anticariogênico, isto é, ajuda a prevenir o aparecimento de cáries.

Estimula a produção de colágeno

O xylitol ajuda a aumentar a produção de colágeno, substância que neutraliza os efeitos do envelhecimento da pele e reduz os níveis de celulite.

Melhora a absorção de cálcio

A substância também ativa os receptores de cálcio do intestino, contribuindo para a melhor absorção do nutriente. Essa ação tem efeito direto na prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose.

Como utilizá-lo nas refeições?

Você pode substituir o açúcar de mesa pelo xylitol ou utilizá-lo para adoçar receitas preparadas tradicionalmente com açúcar. Lembre-se apenas de não exagerar na quantidade. Apesar de ser um adoçante natural, não deve ser consumido em excesso.

O xylitol ajuda a emagrecer?

O xylitol não causa no organismo o efeito indesejado de altos picos de glicose, como acontece quando se consome açúcar. Por isso, ele pode ser um aliado do emagrecimento, mas não é o único responsável pela perda de peso.

Quem quer emagrecer com saúde deve investir na reeducação alimentar, priorizando a ingestão de alimentos de alto valor nutritivo, aliada à prática de exercícios físicos aeróbicos, como caminhada ou corrida.

Existem contraindicações?

Em geral, o xylitol costuma ser bem aceito pelo corpo e seu consumo não representa grandes perigos. No entanto, o excesso de qualquer substância nunca é benéfico. Algumas pessoas podem sentir reações, especialmente no sistema digestivo, como gases, diarreia ou inchaço abdominal. Quem tem intestino irritável deve tomar mais cuidado.

Além disso, alguns produtos passam por um processo chamado de “hidrogenação” da xilose, geralmente feito com níquel. Esse componente pode causar irritabilidade comportamental, ataques de asma e outros tipos de doença. Para evitar qualquer consequência, verifique a embalagem do xylitol antes de comprá-lo e lembre-se que o consumo moderado é o mais recomendado.

Substituir o açúcar tradicional pelo xylitol pode ser uma ótima alternativa para quem precisa cuidar da ingestão desse componente. O ideal é que você sempre procure um nutricionista ou endocrinologista para montar um programa alimentar adequado de acordo com as suas necessidades pessoais.

Se você quer mudar seu cardápio para uma alimentação saudável e gostosa sem se preocupar com a rotina, conheça a SugarFree Box. Todos os meses, você recebe em casa variados produtos sem açúcar! As marcas que vão na caixa possuem um histórico confiável e auxiliam no controle de uma dieta regrada.

Comentários

Comentário

Fechar