Fechar

Esclarecemos aqui 6 mitos e verdades sobre a intolerância ao glúten

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e o bem-estar. No que se refere à alimentação, muito tem se falado sobre a intolerância ao glúten e sobre cortar da dieta os alimentos que contêm esse ingrediente. Mas será que isso serve para todas as pessoas?

A intolerância ao glúten é a incapacidade do intestino de algumas pessoas de digerir essa proteína presente no trigo, centeio e cevada. Isso causa alguns sintomas desagradáveis e a absorção de nutrientes é comprometida, afetando o organismo de quem tem a doença.

Mas, afinal, no meio de tanta informação, o que é real ou não? Confira 6 mitos e verdades sobre a intolerância ao glúten!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. É recomendável que todas as pessoas retirem o glúten da alimentação

Mito!

Somente quem apresenta a intolerância ao glúten deve retirar esse elemento da dieta para não sofrer com os efeitos no organismo. As pessoas que não têm qualquer problema com a digestão da proteína não vão ter benefício algum com essa restrição.

2. Chocolate, cerveja e até medicamentos contêm glúten

Verdade!

A cerveja é feita da cevada, um cereal que tem essa substância. Já os medicamentos e o chocolate também podem tê-la na sua composição. Por isso, quem tem intolerância deve ficar atento ao rótulo e verificar se o produto contém ou não glúten.

3. Parar de comer glúten emagrece

Mito!

Essa proteína não engorda, o que acontece é que os alimentos que contêm glúten — como pães e massas feitas com trigo — são ricos em carboidratos. Se a pessoa consome muito esses itens, ao excluí-los, pode ser que emagreça no início, mas em longo prazo isso não se mantém, já que é preciso ter uma dieta balanceada para perder peso efetivamente.

4. O glúten faz mal

Mito!

Faz mal só para que tem intolerância a ele. Nessas pessoas, ele desencadeia uma serie de reações do sistema autoimune que prejudicam o organismo. Mas as pessoas que não têm essa condição podem consumir o glúten normalmente que nada vai mudar no corpo delas.

5. Pães sem glúten são menos macios

Verdade!

O glúten é o responsável por dar mais elasticidade à massa do pão e reter a umidade. Por conta disso, os pães feitos sem esse componente têm consistência mais densa e aspecto mais pesado do que a versão tradicional.

6. Comer um pão e passar mal é sinal de intolerância ao glúten

Não necessariamente!

Você tem que investigar o que comeu no dia, pois pode ser outro alimento que causou o mal-estar. Somente a partir de exames específicos o médico pode dar o diagnóstico de intolerância ao glúten.

Com a transmissão em tempo real de tantos dados, fica até difícil saber o que é verdade ou mentira, não é mesmo? Por isso, o ideal é nos mantermos atualizados sobre a nossa alimentação e o que envolve a nossa saúde. Se você acha que tem intolerância ao glúten, consulte um médico antes de qualquer alteração na dieta.

Agora que você sabe o que é verdade e o que é mito sobre a intolerância ao glúten, que tal ajudar os seus amigos também? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas se beneficiem com essas informações!

Comentários

Comentário

Fechar