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Batata tem glúten? Descubra agora

A doença celíaca é um problema de natureza autoimune que impede a metabolização do glúten, uma substância que está em comidas bem conhecidas, como pães, massas, biscoitos e bolachas. Essa intolerância traz incômodos para quem sofre com o problema, mas desconhece o seu diagnóstico. E questionamentos surgem para seguir uma dieta correta, como por exemplo se batata tem glúten.

Afinal, o cuidado básico está na hora das refeições é sempre saber o que o intolerante ao glúten não pode comer. Como a batata é um dos alimentos mais consumidos no mundo, perguntamos: será que a batata tem glúten? A seguir, vamos explicar tudo sobre essa questão para você!

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Que alimentos são compostos por glúten?

Para começar a conversa, a gente precisa relembrar o que é glúten. Ele é uma proteína vegetal presente em gêneros alimentícios que contêm cereais como trigo, cevada e centeio.

Em latim, glúten significa “cola”. E isso faz mesmo sentido se pensarmos nos preparos em que ele é presente, como o pão tradicional, que precisa da viscosidade e da elasticidade dessa substância para ganhar forma.

Um dos produtos à base de glúten mais presentes na alimentação ocidental é a farinha de trigo, largamente usada na indústria.

Então, a batata tem glúten?

A resposta é clara: não! A batata é um vegetal da família das solanáceas. Sua planta pode ser alta do chão e florida, mas a parte que consumimos está na raiz. Embaixo do solo, nasce um tubérculo rico em amido, que é uma boa fonte de carboidratos.

Há muitas variedades de batata no mundo, e, no Brasil, ela é tão importante que vai das refeições básicas até o happy hour e as ocasiões especiais.

Por ser um alimento de grande presença na nossa cozinha, é essencial que saibamos que a batata não tem glúten e, então, pode ser servida para qualquer pessoa. No entanto, existem produtos à base desse tubérculo que, infelizmente, são compostos por glúten. E é sobre eles que vamos falar a seguir.

Como identificar se um prato com batata tem glúten?

Como já falamos, a batata não tem glúten naturalmente. O que acontece é que essa raiz é bastante servida com molhos ou, então, usada para a base das receitas de pães, salgados e massas.

Os preparos de cada um desses produtos varia, porém, muitos deles têm em comum a presença de resíduos de trigo, que é riquíssimo em glúten.

Por exemplo, molhos barbecue e de quatro queijos industrializados geralmente têm o amido do trigo como espessante. E em receitas convencionais de pão de batata, coxinha e nhoque, é a farinha processada do trigo a que mais aparece como ingrediente que dá estrutura às massas.

Logo, para identificar se pratos como esses são seguros para quem tem doença celíaca, você deve ler rótulos no supermercado e, sempre que for comer fora de casa, questionar os atendentes. Se não houver certeza na resposta, o melhor é evitar o consumo. Afinal, existe a possibilidade de contaminação cruzada.

Quais opções são boas para consumir batata?

Batatas fritas ou assadas, lâminas gratinadas com molhos sem trigo, sopas, purês e chips são modos saborosos e bastante simples de preparar o alimento e que, além disso, têm sinal verde para qualquer pessoa, celíaca ou não.

Se você estiver fazendo uma reeducação alimentar, o ideal é diminuir um pouco o consumo de batatas, devido aos altos teores de carboidrato simples e amido. Mas, se não quiser abrir mão, uma boa dica é trocar a batata inglesa comum pela baroa ou pela doce, variedades que oferecem menor índice glicêmico e nos enchem de energia.

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