Fechar

5 coisas que você precisa saber sobre a doença celíaca

Dê um Google que você vai saber tudo sobre a doença celíaca – que é uma doença auto-imune, genética, etc. Mas, isso não é tudo que você precisa saber. Após alguns anos de diagnóstico, a gente começa a perceber o que realmente importa.

Resolvi citar os 5 pontos que acredito que todo mundo precisa saber sobre a doença celíaca. E você, o que acrescentaria na lista?!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. Doença celíaca realmente não tem cura?

A doença celíaca não tem cura, mas… tem “cura”. O celíaco vai ser pra sempre celíaco. Não há nada (ainda!) que possa reverter o nosso quadro. Ao mesmo tempo, com o tratamento adequado – a alimentação sem glúten e sem contaminação cruzada – conseguimos nos curar dos males da doença celíaca. Não é tão ruim se pensarmos assim.

2. Você não é o único. Muita gente tem doença celíaca

Ela pode estar mais perto do que você imagina. Dizem que 1% da população tem a doença celíaca. Desses, nem todos sabem disso. E eu aposto que as estatísticas aumentariam se os profissionais de saúde lembrassem de considerar essa possibilidade nos consultórios. Nem todo celíaco tem dor de barriga. E muitos problemas de saúde, muitos mesmo, que você ou que alguém que você conhece tem, podem ter origem na doença celíaca. Espalhe essa informação. Ela pode salvar vidas.

3. Tratamento sem remédios, mas complexo

O tratamento da doença dispensa remédios, mas a alimentação sem glúten é mais difícil do que parece. Não precisar tomar medicamento algum é um ponto positivo, o que não significa que o nosso tratamento seja simples. Ficar sem glúten é uma missão complicadíssima em um mundo onde ele está presente em quase tudo. Livrar-se da contaminação é o nosso objetivo e a nossa salvação.

4. Eliminar o glúten não faz de você saudável ou magro

Nem todo celíaco é fit ou magro. Cortar o glúten como forma de tratamento não significa, necessariamente, abrir mão de  comer coisas gostosas, nem muito menos define a sua forma física. Glúten emagrece ou não? Depende de cada caso, de cada alimentação, de cada organismo. É importante que as pessoas saibam separar as coisas.

5. A doença celíaca é transformadora

A doença celíaca transforma a nossa vida completamente. Com o diagnóstico, você possivelmente vai falar dela todo dia. Vai ter que explicar o que é, vai ter que estudar, vai precisar se apresentar: prazer, eu sou celíaca(o)! E, mesmo revirando a sua rotina de cabeça pra baixo, e de certa forma até te definindo, a doença celíaca não pode te limitar. Existe vida saudável e saborosa sem glúten, não tenha dúvida!

Comentários

Comentário

Fechar