Fechar

Farinha de tapioca: aprenda a usá-la na sua dieta sem glúten

Acordar e tomar um delicioso café com pão é o ritual da manhã de muitas pessoas. Você faz parte da turma que adora comer um pão quentinho? Temos uma boa notícia! É possível continuar comendo delícias que levam farinha em uma dieta sem glúten. E hoje falaremos sobre um ingrediente maravilhoso: a farinha de tapioca.

Seja por opção, por ser celíaco ou ter outros problemas de saúde causados pela proteína, essa farinha pode ser uma ótima opção para quem deseja fazer lanches saborosos e sem glúten.

Quer saber mais sobre esse alimento e como usá-lo na sua dieta? Vamos dar informações valiosas neste post. Boa leitura!

O que é farinha de tapioca?

A tapioca é um produto feito da fécula retirada da mandioca. O alimento já era muito consumido por indígenas antes da colonização, e pode ser usado como ingrediente em diversas receitas e com várias formas de preparo.

Granulada

É uma forma muito usada. São grãos irregulares de tapioca que se tornam gelatinosos quando hidratados. Por conta da sua textura, ela é mais usada para fazer pudins, bolos e cuscuz.

Goma

A goma de mandioca é um produto que pode ser facilmente em supermercados. Ao ser peneirada ou espalhada com uma colher na frigideira aquecida, a goma se junta e forma a tapioca tradicional. Uma espécie de disco que pode ser recheada com vários tipos de ingredientes (queijo, banana, frango, presunto).

Farinha de tapioca

A farinha de tapioca pode ser usada como substituta da farinha tradicional em diversas receitas. Ela também pode ser encontrada em supermercados. É importante mencionar que em alguns lugares do país a iguaria é conhecida como “fécula de mandioca” ou “polvilho doce”.

Quais são os seus benefícios?

A farinha de tapioca tem diversas vantagens para a saúde. Uma da principal delas é o fato de não ter glúten e poder ser consumida por pessoas intolerantes à proteína. Veja, a seguir, outros benefícios desse alimento:

  • sabor e cheiro suaves;
  • baixo teor de gorduras, açúcar e calorias;
  • excelente para dar liga nas preparações culinárias.

Em que receitas posso usar a farinha de tapioca?

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios desse ingrediente, chegou o momento de descobrir como usar a farinha na sua dieta sem glúten. A farinha absorve líquidos com muita facilidade e se transforma em uma massa suave e maleável. Ela é muito usada na preparação de bolos, biscoitos e pães.

Aprenda, abaixo, como preparar um bolo de farinha de tapioca.

Ingredientes:

  • 6 ovos;
  • 3 xícaras de chá de farinha de tapioca;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 1 xícara de chá de manteiga sem sal derretida;
  • 1 unidade de coco ralado;
  • 1 colher de sopa de fermento;
  • 1 xícara de chá de leite de coco.

Preparo

Bata a manteiga e o açúcar até que eles se transformem em um creme. Em seguida, junte as gemas e adicione a farinha de tapioca, o leite de coco, o sal e o fermento. Por último, coloque as claras em neve. Feito tudo isso, é só colocar a mistura em uma forma untada. O bolo deve ser assado em um forno bem quente.

Viu só? A farinha de tapioca pode ser uma grande aliada na dieta glúten free e substituir a farinha de trigo em várias receitas. Esperamos que este post tenha ajudado você a conhecer melhor sobre esse alimento e como ele pode ser usado.

E se gostou deste texto, que tal receber uma caixa cheia de produtos saudáveis e sem glúten na sua casa? Conheça GlutenFree Box e saiba como isso pode acontecer!

A OneMarket é seu mercado online de alimentação inclusiva. Saiba mais sobre como vamos mudar o que você sabe sobre alimentação saudável. Quero Conhecer

Comentários

Comentário

Fechar