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Grão-de-bico: descubra seus benefícios para a dieta sem glúten

Um grão amarelinho, de espessura firme e sabor incomparável. O grão-de-bico, além de ser muito saboroso e poder ser preparado de várias maneiras diferentes, é um grande aliado para quem tem restrições ao glúten ou deseja eliminá-lo do cardápio.

Quer saber mais sobre esse grão e os benefícios que ele oferece para a nossa saúde? Acompanhe o artigo

Grão-de-bico: o que é

Como o próprio nome indica, trata-se de um alimento da família dos grãos, como feijão, milho e linhaça, entre outros. É muito utilizado na culinária árabe, mas vem ganhando seguidores aqui no Brasil — geralmente preocupados em alimentar-se de forma mais saudável.

Isso porque, o grão-de-bico é rico em nutrientes, como vitamina A, vitamina B6, vitamina E e vitamina K, além de cálcio, fósforo, potássio, zinco e magnésio. Graças à enorme quantidade de fibras, atua diretamente no aparelho digestório e no coração.

Benefícios do grão-de-bico

Entre as diversas vantagens em se consumir esse alimento, destacamos:

Redução dos níveis de colesterol no sangue

As fibras que compõem esse grão colaboram para diminuir os níveis do mau colesterol e, também, a pressão arterial, o que evita o risco de desenvolvermos problemas cardíacos.

Promoção da saúde digestiva

O grão-de-bico também é indicado em casos de diarreia e hemorroidas, pois, devido à alta quantidade de fibras e aminoácidos em sua composição, ajuda a regular o intestino e prevenir a prisão de ventre.

Controle do nível de potássio

Como o grão é uma fonte desse mineral, ao ingeri-lo estamos cuidando da saúde mental e nervosa, evitando estresse, ansiedade e até dores de cabeça.

Melhora no humor

O triptofano, substância presente no grão, ajuda a ativar a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar em nosso corpo.

Além dos benefícios citados, o alto teor de zinco permite ao nosso corpo armazenar insulina, o que é benéfico para diabéticos. O teor de ferro também ajuda a prevenir anemias e, em caso de atletas, a manter equilibrado o nível desse mineral. A facilidade de digestão do grão-de-bico também proporciona sensação de saciedade por mais tempo.

Farinha de grão-de-bico

Além do grão inteiro cozido, em saladas, ou triturado, como o hambúrguer vegano ou a tradicional pasta de grão-de-bico — homus —, é possível também utilizar a farinha desse alimento. Sua versatilidade proporciona que inúmeros pratos — antes inacessíveis aos celíacos — possam ser degustados sem problema nenhum.

Ela substitui perfeitamente a farinha de trigo, entre outras, no preparo de pães, biscoitos, bolos, omeletes, empadas, quiches e o que mais você quiser. Já imaginou um belo jantar vegano com o ingrediente? Que delícia!

Como seu índice glicêmico é baixo, pode ser consumida sem culpa por aqueles que desejam perder peso. E o mais interessante: como sua consistência é mais pastosa quando misturada à água, em algumas receitas a farinha de grão-de-bico pode substituir o ovo!

Enfim, a felicidade chegou! Alimentar-se com saúde é possível e, para isso, não é necessário deixar de comer aquele delicioso bolo de chocolate ou uma broa quentinha! Não deixe de curtir essas delícias e prepare receitas deliciosas, seja optando por uma dieta mais saudável ou por apresentar intolerância ao glúten.

Então, curtiu essas informações sobre os benefícios do grão-de-bico na sua dieta sem glúten? Saiba também que outros alimentos sem glúten são adequados para os celíacos!

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