Fechar

Como aliviar os sintomas da intolerância à lactose

Os sintomas da intolerância à lactose representam incômodos e desconfortos que, em grande parte das vezes, atrapalham até mesmo a execução de nossas tarefas diárias. Se essa é uma condição recorrente em seu caso, saiba que este post foi feito inteiramente pensando em você!

A seguir, entenda melhor quais são as causas e sintomas da intolerância à lactose e confira nossas 4 dicas que vão ajudá-lo a controlar a situação da melhor forma possível, proporcionando alívio durante os momentos de crise. Vamos lá?

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Quais as causas e os sintomas da intolerância à lactose?

De forma geral, a intolerância à lactose corresponde à incapacidade do corpo em digerir a lactose —  tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos derivados.

Uma das principais causas para essa condição é a deficiência de lactase. Isso ocorre quando o intestino delgado para de produzir a quantidade necessária dessa enzima, que tem como função quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.

Entre os fatores de risco para a intolerância à lactose, estão:

  • idade: a chance de se desenvolver a condição aumenta ao longo dos anos;
  • etnia: ela é mais comum em negros, asiáticos, hispânicos e indígenas;
  • nascimento precoce: bebês prematuros apresentam menos lactase no organismo;
  • doenças: certas doenças que afetam o intestino delgado, como a de Crohn, podem levar à intolerância à lactose.

Já os sintomas mais comuns e recorrentes da intolerância à lactose são:

  • náusea e vômitos;
  • diarreia;
  • dores abdominais;
  • inchaço.

Como aliviar os sintomas da intolerância à lactose?

Beba muita água

Beber água e se manter hidratado é uma recomendação fundamental para todos. No entanto, quando o corpo se encontra debilitado e sofrendo com os sintomas da intolerância à lactose, ela é mais crucial ainda. Isso porque a água auxiliará no processo de desintoxicação e limpeza do organismo, facilitando também a evacuação e melhorando a circulação sanguínea.

Adote uma alimentação leve e equilibrada

Em momentos de desconforto estomacal, é fundamental manter uma alimentação mais leve, evitando aqueles alimentos que possam irritar ainda mais o estômago e causar fermentação. Sendo assim, nada de abusar de frituras, massas, chocolates, café, álcool, frutas mais ácidas, entre outros.

Aposte nos chás

Chá de camomila

A camomila apresenta propriedades que acalmam o estômago e o intestino, ajudando, assim, a diminuir cólicas, espasmos e demais desconfortos. Além disso, o chá de camomila é uma ótima opção para quem fica com muitos gases devido à intolerância a lactose, pois, ajuda a diminuir a distensão abdominal.

Chá de hortelã

A hortelã é um famoso calmante para o estômago e auxilia na má digestão. Além disso, ela tem propriedades antissépticas e analgésicas eficientes no trato de problemas estomacais. A utilização desse chá prático e caseiro, além de aliviar dores e desconfortos, diminui outros sintomas de problemas gastrointestinais, como vômitos, náuseas e até mesmo diarreia.

Chá de erva-doce

A erva-doce é outra planta que apresenta propriedades medicinais muito poderosas,  especialmente para quem sofre com os sintomas da intolerância à lactose. Ela é indicada para aliviar o mal-estar estomacal e para proporcionar o alívio dos gases, já que é usada para indigestão e flatulência. ​Além disso, ela conta com ácido málico, que traz melhorias às funções digestivas do estômago.

Consuma biomassa de banana-verde

biomassa de banana é parte da dieta dos probióticos, servindo de alimento para esses microrganismos benéficos para o funcionamento do intestino. Dessa forma, ela mantêm a flora e a mucosa intestinal saudáveis, potencializa a absorção de nutrientes e auxilia a regular o funcionamento do órgão. Com isso, os desconfortos e sintomas  da intolerância à lactose vão desaparecendo.

Como você pode perceber, os sintomas da intolerância à lactose pode causar diversos desconfortos e incômodos em quem apresenta a condição. Felizmente, é possível atenuar esses sintomas e obter alívio seguindo as dicas que listamos neste artigo!

Compre leites sem lactose na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar