Fechar

Alimentação infantil: como ajudar a criança com APVL nas férias

Ah, as férias! A maioria das crianças espera ansiosamente por esse período de descanso após um longo semestre de estudos e muito esforço. No entanto, manejar a alimentação infantil durante o recesso escolar nem sempre é simples, especialmente para pais de crianças com alergia à proteína do leite de vaca (APLV).

Para pais, familiares e responsáveis de crianças que convivem com a alergia alimentar, cada dia guarda desafios completamente novos para manter o pequeno em segurança e longe das terríveis crises que acompanham o consumo por acidente dos agentes alérgenos. Por isso, o receio é constante.

Esse é o seu caso? Pois foi pensando em você que criamos este artigo com dicas práticas para mostrar que é possível aproveitar as férias ao lado de seus filhos alérgicos sem a necessidade de medo ou sofrimento. Boa leitura!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Conscientize toda a família

A participação de toda a família é essencial para ajudar as crianças com APLV a ficarem seguras, especialmente durante as férias. Nesse período, as visitas aos tios ou avós ficam mais frequentes e, por isso, todos precisam estar a bordo!

Para tal, é essencial que todos fiquem bem informados sobre a situação e saibam exatamente como lidar com o problema. Mostre artigos ou imagens que mostrem como os sintomas podem ser desagradáveis, envie todos os remédios com a criança e fale exatamente quais cuidados devem ser tomados.

Inclua a criança nos preparativos

Para a criança, participar é fundamental. Por isso, recomendamos a inclusão dos pequenos em seu próprio dia a dia, de modo a gerar mais conscientização e tornar divertidos aqueles momentos que poderiam ser, de outra forma, desagradáveis.

Há modos simples de fazer isso. Um bom exemplo é pedir para que a criança escolha receitas que gostaria de provar durante as férias e anotar, junto com ela, em um caderninho de receitas. Outra dica é incluí-la diretamente no preparo dos alimentos, já que a criançada adora colocar a mão na massa.

Planeje passeios com consciência

Nada de privar a galerinha de passeios divertidos durante as férias, hein? Hoje em dia, existem diversos locais que entendem muito bem as demandas desse tipo de público e que são perfeitamente seguros para seus filhos.

Para encontrá-los, basta pesquisar e conversar previamente com os responsáveis por telefone. Outra dica é priorizar estabelecimentos especializados em alimentação vegana, onde a contaminação cruzada não existirá, já que esse tipo de gastronomia não utiliza laticínios de nenhuma natureza.

Prepare a lancheira

Outra dica para aproveitar todos os passeios com segurança e conforto é preparar uma lancheira para seu filho e levá-la para todos os lugares. Escolha um modelo de agrado da criança e preparem, juntos, opções de snacks saudáveis e pequenas porções de refeições.

Assim, fica muito mais fácil encarar longos passeios para qualquer lugar! Com a preparação adequada, é possível manter a criança bem alimentada e nutrida mesmo enquanto vocês pegam a estrada ou visitam pontos turísticos de sua cidade.

Capriche na apresentação

Por fim, nossa última dica diz respeito à apresentação dos quitutes oferecidos à criançada. Para muitos, a nossa refeição se inicia pelos olhos e um prato bonito e atraente pode, inclusive, trazer muito mais saciedade para o corpo.

Por isso, capriche na apresentação e seja criativo com o modo que os alimentos são dispostos. Para as crianças, vale tudo: crie formas com os alimentos, faça personagens e invista em criações coloridas. Caso esteja em dúvida, peça a opinião dos pequenos e garanta o sucesso da refeição!

Viu só como é possível manter a qualidade de vida das crianças no período de férias? Com os devidos cuidados com a alimentação infantil, é fácil tornar o momento das refeições leve e divertido, sem perder nada em sabor!

E aí, conhece outra dica importante que pode ajudar outras mães e pais preocupados a lidar com as férias de suas crianças com APLV? Conte para a gente nos comentários!

Comentários

Comentário

Fechar