Fechar

Descubra 3 mitos sobre a intolerância à lactose

Muitas pessoas acreditam que a intolerância à lactose é sinônimo de uma alimentação sem graça, que obriga quem tem o problema a seguir à risca uma dieta sem muitos produtos deliciosos como pães, massas e bolos, por esses alimentos conterem leite ou derivados em sua preparação.

Por outro lado, há quem desconsidera a importância dessa condição e não se preocupa com a alimentação e com os desconfortos causados pela presença da lactose, ou seja, pensa que a intolerância é normal ou que esse é um simples probleminha, sem riscos maiores à saúde.

Esses dois extremos se caracterizam como exemplos de mitos que circundam o tema e precisam ser esclarecidos. Para isso, preparamos este post. Então, continue a leitura para desmistificar algumas questões sobre essa condição!

1. Intolerância à lactose e alergia são a mesma coisa?

O agente causador da intolerância e da alergia é o mesmo: a lactose — açúcar presente no leite e em seus derivados. O que diferencia uma da outra é a forma como o organismo lida com esse componente. A intolerância acontece porque algumas pessoas têm dificuldade em digeri-lo, devido à deficiência da enzima responsável por essa tarefa, a lactase. Com isso, algumas reações ocorrem: desconforto gastrointestinal, dores e sensação de inchaço depois das refeições

Já no caso da alergia, o corpo considera a lactose como um agente estranho e tenta eliminá-la. Por isso surgem sintomas como diarreia, gases e lesões pelo corpo. Essa é uma tentativa do organismo se “limpar”com a expulsão da intrusa.

2. Quem tem intolerância pode consumir leite e derivados?

Não pense que só porque seu organismo deixou de produzir a lactase, alimentos como o leite, iogurte, queijo e outros devem ser banidos do cardápio. Se a ausência da enzima causa o problema, a solução não é eliminar o consumo de lactose. Quantas receitas levam laticínios em seu preparo? Já pensou ter que parar de ingerir todas?

Por isso, existem, atualmente, soluções para esse problema. Uma delas é o suplemento dessa enzima, que pode ser ingerido — em forma de comprimidos — minutos antes das refeições. Dessa forma, você consegue se alimentar à vontade, sem sofrer nenhum mal-estar.

A indústria já percebeu que esse problema afeta boa parte da população e passou a se dedicar a ela e produzir alimentos que mantêm a qualidade nutricional, porém, sem lactose. Dessa forma, não se perde o sabor e a alimentação permanece saudável.

O leite e seus derivados são importantes formas de entrada de vitaminas, como B12 e D, além de cálcio e proteínas. Não consumi-los pode gerar consequências desastrosas ao organismo.

Ainda assim, há quem pense que a intolerância à lactose não traz riscos à saúde. Você acredita?

3. Intolerância à lactose traz riscos à saúde?

Como citado anteriormente, uma das principais consequências da intolerância à lactose é o fato que a pessoa associa o desconforto causado pela ingestão de leite e derivados, com os sintomas que aparecem após as refeições e procura eliminar esse alimento da sua dieta.

Essa prática leva à deficiência de cálcio e vitaminas, o que pode desencadear desnutrição, perda de peso e de massa óssea, entre outras graves consequências. Como a condição pode surgir em pessoas mais velhas — pela falta de produção da lactase com o passar do tempo — é comum que não receba a atenção merecida. Portanto, fique de olho para constatar e tomar precauções como consultar um nutrólogo ou um nutricionista.

Como você pode perceber, a intolerância à lactose merece ser levada a sério e deve ter atenção adequada. Se você suspeita que sofre com o problema, não deixe de procurar um profissional.

Agora que você já desvendou os mitos relacionados ao assunto, saiba quais alimentos podem ajudar em uma dieta sem lactose. Sabia que na OneMarket você comprar diversos produtos sem lactose e os recebe em casa? Confira nossa variedade de produtos e marcas.

A OneMarket é seu mercado online de alimentação inclusiva. Saiba mais sobre como vamos mudar o que você sabe sobre alimentação saudável. Quero Conhecer

Comentários

Comentário

Fechar