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Leite condensado sem lactose: confira as opções

Antigamente, quando as pessoas descobriam que eram intolerantes ou alérgicas a determinado tipo de alimento, já recebiam a sentença de nunca mais poder comer uma série de guloseimas. Mas, para a felicidade desses indivíduos — e daqueles que se preocupam com hábitos alimentares mais saudáveis —, a indústria passou a pesquisar e desenvolver vários produtos para atender a dietas restritivas. E, atualmente, já é possível comprar produtos com leite condensado sem lactose.

Se você é intolerante à lactose ou está apenas querendo uma alimentação mais saudável — e ama o leite condensado —, então está no lugar certo! Neste post, listamos algumas opções desse ingrediente que sempre aparece nas mais deliciosas sobremesas. Boa leitura!

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Definição da intolerância à lactose

Antes de listar os tipos de leite condensado, é necessário entender o que é intolerância à lactose.

Uma pessoa intolerante à lactose é aquela que tem incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ou seja: a intolerância ocorre quando o organismo não produz uma enzima que é chamada de lactase.

Existem diferentes níveis de intolerância à lactose. Algumas pessoas não podem consumir nenhum tipo de derivado do leite, enquanto outras conseguem ingerir pequenas quantidades de leite e derivados.

Benefícios de tomar leite sem lactose

Além de proporcionar melhor digestão até para aqueles que não têm intolerância, os leites sem lactose são menos gordurosos e oferecem muitos minerais e nutrientes.

Pessoas com síndrome do intestino irritável e aquelas que buscam melhor alimentação ou até mesmo os idosos podem se beneficiar.

Os outros benefícios são:

  • fonte de nutrientes;
  • sem cólicas;
  • coração mais vigoroso;
  • pele saudável.

Agora, que você já sabe o que é intolerância e quais os benefícios de tomar leite sem lactose, que tal conferir as opções de leite condensado sem lactose? Continue lendo e prepare receitas deliciosas e saudáveis!

Leite condensado sem lactose

Além dos queijos e do próprio leite, o qual já é bem conhecido no mercado, os fabricantes de seus derivados perceberam a necessidade crescente de oferecer mais produtos sem lactose. Assim, o leite condensado sem lactose já é presença garantida nas prateleiras de supermercados de todo o país.

Com o sabor idêntico ao do tradicional, esse leite condensado pode ser usado em todas as receitas doces, substituindo com perfeição a outra versão do produto.

No entanto, como é feito a partir do leite de vaca, tendoe tem a lactose eliminada por processo químico, recomenda-se que o seu uso seja feito apenas pelos que são intolerantes a esse açúcar. Já quem tem alergia à proteína do leite de vaca (APLV) — a qual não se elimina por esse procedimento — deve preferir outras opções, como veremos a seguir.

Leite condensado de soja

Talvez o substituto mais conhecido do leite de vaca seja o de leite de soja. Não é à toa que uma das primeiras alternativas ao leite condensado tradicional tenha sido a versão feita a partir desse grão.

Como os demais alimentos derivados da soja, além de ser livre de lactose, o leite condensado não contém glúten nem colesterol ou gordura trans. Sem ingredientes de origem animal, essa é uma das melhores opções para quem segue uma dieta vegana ou tem APLV.

Com apenas alguma diferença no tempo de cozimento, o leite condensado de soja substitui com muito sucesso o tradicional nas mais variadas receitas doces.

Leite condensado de coco

Mais uma opção 100% vegana, o leite condensado de coco foi desenvolvido para ser uma alternativa leve às versões de leite de vaca e de soja. Da mesma forma que os produtos anteriores, ele pode ser consumido puro ou em pratos doces diversos, sempre proporcionando o melhor sabor.

Além de não ter lactose, ser livre de proteína do leite e não conter glúten, esse produto tem em sua composição coco de origem nacional, não resultante de desmatamento. E essa é uma preocupação importantíssima — afinal, cuidar bem do planeta também é uma forma de cuidado com a própria saúde.

Leite condensado de aveia

O leite condensado de aveia é naturalmente sem lactose. Ele pode ser utilizado para fazer doces ou até mesmo para comer de colher. Além disso, é rico em fibras e em nutrientes, como vitaminas do complexo B e silício — mineral que participa da formação do colágeno.

E, para fazer o leite condensado de aveia, você precisará somente de três ingredientes e o preparo é muito fácil! Os ingredientes são: açúcar cristal, água e aveia.

O leite condensado de aveia leva apenas esses três ingredientes, e o seu preparo é extremamente fácil. Pode ser utilizado para fazer doces e até mesmo para comer de colher naqueles dias em que bate o desespero por um doce.​

Leite condensado de arroz

Quem tem intolerância à lactose precisa procurar opções de leite vegetal. E um dos leites mais recomendados pelos médicos é o leite de arroz.

Por ser uma opção versátil, o leite condensado de arroz pode ser utilizado em receitas de bolos, pães e doces. Caso queira, você pode apenas fazer o leite como bebida para substituir o leite de vaca.

O leite condensado de arroz não contém soja, ovo, oleaginosas e corantes. Para prepará-lo, você vai precisar de arroz integral cozido, açúcar cristal ou demerara e água.

Leite condensado de amêndoas

O leite condensado de amêndoas também é uma ótima opção para quem está buscando alimentação mais saudável ou para quem tem intolerância à lactose.

Para fazer o leite condensado de amêndoas, você vai precisar dos seguintes alimentos: amêndoas cruas e sem sal, água, leite de amêndoas, açúcar demerara e bicarbonato de sódio.

Apesar de ser fácil de preparar o leite condensado, será necessário um pré-preparo: coloque as amêndoas em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por, aproximadamente, quatro horas. Essa etapa é importante para tirar os antinutrientes, como o filato. Além disso, as amêndoas ficam mais macias.

Viu só? Mesmo tendo intolerância à lactose, alergia à proteína ou se você simplesmente optou por ser vegano, por exemplo, é possível continuar comendo as melhores guloseimas e fazendo os seus doces preferidos! Seguindo as nossas dicas, você pode usar o leite condensado sem lactose nas suas próximas sobremesas!

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