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Leite sem lactose prende o intestino? Descubra aqui

Encontrar informações sobre alguns tipos de produtos parece uma missão impossível. Um bom exemplo disso é o leite sem lactose, item essencial para o dia a dia de pessoas intolerantes ou com restrições alimentares ideológicas (como é o caso do veganismo). Com isso, ainda restam algumas dúvidas referentes à composição do leite e ao efeito que ele tem sobre nós.

Entender esse tipo de produto pode ser difícil, no entanto, quando falamos de saúde é melhor ficar bastante atento, já que se trata de um assunto crucial para a nossa saúde e também para a qualidade de vida. Afinal, não precisamos nos privar de alimentos saborosos devido às intolerâncias e restrições!

Pensando em esclarecer algumas questões frequentes sobre esse assunto, apresentamos a seguir informações fresquinhas. Analisar o que comemos é muito importante, ainda mais se você tiver intolerância ao leite e seus derivados. E uma dúvida muito comum é: o leite sem lactose prende o intestino? Quer saber a resposta e se sentir mais confiante ao ingerir esse produto? Então, confira!

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Qual é a composição do leite sem lactose?

Antes de explicarmos a composição básica de um leite sem lactose, é necessário definir algumas coisas sobre esse tipo de produto. Em geral, há dois tipos: os leites de origem animal e os de origem vegetal.

Para você ter uma visão mais ampla do assunto, começamos dizendo que o leite sem lactose de origem animal é um produto com teor zero de açúcar. Ou seja, o carboidrato é pouco e é ideal para quem não consegue fazer a digestão de produtos lácteos.

O que diferencia, nesse caso, o leite zero do normal é apenas a hidrólise. Ela é feita para que o açúcar seja nulo, duplicado em partes menores. Quando isso acontece, não ocorre alteração da parte sensorial, apenas da composição. Então a cor, o cheiro e o valor nutricional continuam os mesmos.

Por isso, esse tipo de produto é ideal para quem é intolerante à lactose, mas não é indicado para pessoas que têm alergia à proteína do leite (que ainda está presente nessa versão) e nem para veganos, que não consomem ingredientes de origem animal.

Já os leites vegetais podem ser tranquilamente consumidos por todos os grupos citados. Eles são, afinal, produzidos a partir de grãos, cereais ou frutas e liberadíssimos para quem tem problema com o leite de vaca. A atenção, nesses casos, fica para a presença de outras substâncias potencialmente alergênicas, como a soja, o coco ou a aveia.

Como ocorre a digestão desse leite no organismo?

Agora que já entendemos melhor os tipos de leite sem lactose e suas composições, veremos algumas informações sobre o modo como esses produtos são digeridos e metabolizados em nosso corpo.

Com a duplicação das enzimas feita pela hidrólise, o organismo consegue fazer uma melhor absorção do leite, já que também tem menos gordura na sua composição. Além disso, o leite sem lactose evita sintomas de vômito, diarreia e inchaços. Vale lembrar ainda que isso é muito bom, porque ninguém quer se sentir ruim do estômago, não é mesmo?

Então, a bebida é considerada um leite magro, ideal para quem tem uma alimentação restrita ou até mesmo para quem quer levar uma vida mais saudável. Os nutrientes contidos nele servem para dar energia e disposição, justamente por conseguirem penetrar na corrente sanguínea mais facilmente. Tem como não gostar?

A digestão dos leites vegetais, por sua vez, ocorre mais ou menos da mesma maneira. A diferença aqui está na composição de cada produto, que terá nutrientes específicos e, portanto, será metabolizado de maneiras diferentes. Ainda assim, eles não causam os efeitos adversos comuns ao leite tradicional.

O leite sem lactose causa problemas na digestão?

Enfim, responderemos a uma das dúvidas mais comuns em relação aos leites sem lactose. Será que, afinal de contas, eles causam problemas digestivos de alguma natureza?

Informação importante: o mal-estar pode não ser causado por esse produto, mas esse ainda é um ponto muito questionado. O que ocorre na maioria das vezes é que as pessoas consomem outros produtos que podem ser os grandes vilões do desconforto. Por exemplo, frutas, achocolatados e produtos industrializados com alto teor de açúcar.

Então, se você consome algo que vai fermentar no seu organismo, é isso que provavelmente provocará algum dano, e não o leite. Por isso, é sempre bom ficar atento, tanto aos produtos zero lactose quanto aos não isentos.

Uma boa dica é fazer um recordatório alimentar, assim, você controla tudo o que come e tem uma visão mais ampla sobre algum sintoma que possa aparecer. Sem isso, sua mente pode associar o desconforto ao fato incorreto de que leite sem lactose prende o intestino.

Quais são os principais tipos de leite sem lactose?

Agora que você já sabe os efeitos do leite sem lactose no organismo, confira algumas das principais opções desse produto, feitas a partir dos mais variados e ricos ingredientes. Vamos lá?

Leite de amêndoas

Trata-se de um leite vegetal bastante leve e saboroso, considerado por muitos como um dos mais próximos do leite de vaca tradicional em termos de textura e sabor. Além disso, ele é uma ótima opção para quem gosta de chocolate branco!

Ele tem maiores quantidades de cálcio e de vitaminas D e E que o leite de vaca, embora não contenha muita proteína — um de seus únicos pontos negativos. A cada 250 ml, você encontrará cerca de 30 calorias e 2 g de gordura.

Leite de arroz

Feito a partir de grãos de arroz processados, o leite de arroz é bastante simples de preparar em casa, além de um ótimo substituto para o leite de vaca. Outra vantagem é o seu preço, já que essa é uma das opções mais econômicas de leite vegetal.

A cada 250 ml, há 110 calorias, 2 g de proteínas e 1 g de gordura. É comum que ele seja encontrado em versões neutras ou saborizadas, sobretudo de baunilha ou chocolate.

Leite de soja

O leite de soja é certamente um dos leites sem lactose mais conhecidos e populares. Seus pontos negativos envolvem o sabor residual, que não é apreciado por todas as pessoas, e o seu potencial alergênico para alguns indivíduos.

Ele é rico em potássio e antioxidantes, no entanto, também contém estrogênio, que pode ser prejudicial à saúde quando não consumido em equilíbrio. Em 250 ml, há 80 calorias, 4 gramas de gordura e 7 gramas de proteína.

Leite de coco

Extremamente popular no Brasil, especialmente em culinárias regionais, o leite de coco é saudável e saboroso, ajuda no controle do colesterol e ainda é fácil de preparar em casa.

Apesar de ser utilizado sobretudo no preparo de receitas, ele é rico em triglicerídeos de cadeia média, gordura que pode acelerar o funcionamento do metabolismo e facilitar a perda de peso.

Leite de aveia

A aveia é tida por muitos especialistas como um superalimento e, por incrível que pareça, ela tem um valor bastante acessível. Seu leite traz para o copo, sem dúvidas, todos os benefícios que o cereal in natura tem.

Rico em proteínas e fibras, além de vários nutrientes como vitaminas e minerais importantes para a saúde, o leite de aveia é uma excelente opção para a criação de receitas, graças ao seu sabor neutro.

Leite de castanhas

O Brasil é um país realmente abençoado. Em nosso território, temos opções incríveis de castanhas, como a de caju e a do Pará. Quando batidas com água e coadas, elas viram nutritivos e saborosos leites, ideais para serem consumidos puros ou para a composição de receitas.

As castanhas são oleaginosas muito nutritivas e ricas em gorduras boas, como o ômega 3 e outros ácidos graxos. Por isso, o seu consumo é extremamente benéfico para o organismo.

Leite comum sem lactose

Por fim, mas definitivamente não menos importante, não podemos deixar de falar do leite comum sem lactose. Das opções mencionadas acima, trata-se da única alternativa não vegana.

No entanto, ele é bastante rico em cálcio, zinco, magnésio, potássio e diversas vitaminas. Além disso, pode ser consumido tranquilamente por pessoas com intolerância à lactose, desde que em moderação, uma vez que contém gorduras.

Quais são os principais benefícios de tomar leite sem lactose?

Gostou de conhecer todos esses tipos de leite sem lactose? É realmente surpreendente a quantidade de opções que a natureza nos dá, não é mesmo? Agora, chegou o momento de conferir as vantagens de consumir esse produto.

Facilita a digestão

Como já mencionamos, os leites sem lactose são mais bem digeridos pelo organismo, uma vez que, no geral, são menos gordurosos e oferecem diversos nutrientes e minerais essenciais para a saúde.

Isso vale também para quem não tem intolerância ou alergia à substância. Por exemplo, é bastante comum que idosos ou pessoas com síndrome do intestino irritável optem cada vez mais pelo leite sem lactose, justamente pelo fato de que sua digestão é mais fácil.

Não dá cólicas

Ao contrário do leite sem lactose, o leite de vaca, embora ainda muito consumido, permanece entre os maiores causadores de cólicas em adultos e crianças.

Isso porque ele tem em sua composição proteínas complexas e de difícil digestão, que acabam agredindo as células do intestino e causando esse e outros desconfortos — tanto é que seu uso só é indicado para bebês, por exemplo, após o primeiro ano de vida, já que, antes disso, seu intestino ainda é considerado imaturo.

Melhora a saúde do corpo e da pele

Além dos benefícios já mencionados, o leite sem lactose exerce um papel importante quanto à regulação da pressão arterial e colabora com a produção de glóbulos vermelhos devido à presença de vitamina B.

Já as vitaminas A e C presentes em sua composição são benéficas para a saúde da pele, mantendo-a com um aspecto saudável e hidratado devido à regeneração celular.

Viu só como o mito de que leite sem lactose prende o intestino é coisa do passado? A verdade é que todos podem se beneficiar com o seu consumo, até mesmo quem não sofre com alergias ou intolerância. Além disso, descobrir outros sabores e se aventurar em receitas inusitadas trará muita qualidade de vida para você!

Os problemas com o consumo de leite de vaca são bastante comuns e atingem uma grande parcela de nossa população. Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para que outras pessoas confiram as informações aqui mencionadas?

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