Fechar

Saiba o que fazer com a crise de intolerância à lactose

Diarreia, fortes dores no abdômen, náuseas e inchaço. Estes são só alguns dos sintomas que uma crise de intolerância à lactose pode causar em quem tem o problema. Comer algo que não devia, ainda sem saber, pode ser muito perigoso.

As restrições de quem sofre com a intolerância são abrangentes devido ao sofrimento que as crises podem ocasionar. Mas, nesses casos, o que fazer para aliviar? Este post vai trazer ótimas dicas. Confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Busque medicamentos para a digestão da lactose

Há opções interessantes de medicamentos que ajudam quem tem intolerância e pretende consumir alguns dos alimentos inclusos em sua restrição. É uma alternativa para momentos em que a pessoa sabe que não terá muitas opções como, por exemplo, em festas e comemorações.

É importante ressaltar que esta é uma opção pontual, para ocasiões específicas, e não para ser usada todo dia, pois isso pode acarretar em alguns problemas de sobrecarga do organismo. Também é muito importante conversar com seu médico e, de maneira alguma, adotar esse tipo de medicamento sem prescrição.

Beba chás e sucos detox

Altamente difundidos, os sucos detox são os queridinhos do momento graças à sua função de limpar o organismo, renovando sua capacidade de funcionamento, especialmente do sistema digestório.

Os chás também têm funções terapêuticas, equilibrando as atividades do estômago. Eles ajudam na digestão e, na maioria das vezes, também reduzem o desconforto e amenizam as dores que costumam incidir nesses casos.

Algumas opções de chá são hortelã, malva, espinheira santa, camomila e outros.

Preze por uma alimentação leve e balanceada

Além de evitar a lactose, é fundamental que as pessoas que sofrem de intolerância também busquem uma alimentação mais leve. Isso faz com que o organismo não seja sobrecarregado na tentativa de processar comidas gordurosas, pesadas e que exijam um processo de digestão mais demorado.

O álcool, o açúcar, as comidas ácidas e as comidas com muita gordura são as que mais pesam no sistema digestivo, podendo causar desconforto e até mesmo dores. O equilíbrio em relação ao consumo desse tipo de alimento é fundamental para o seu bem-estar.

Beba água a todo momento

A água é fundamental para o bom funcionamento de qualquer organismo, mas essa importância é ainda maior para quem busca evitar a crise de intolerância à lactose. A bebida é capaz de agir limpando as impurezas do sistema digestivo, reduzindo a acidez e facilitando o trabalho do estômago e do intestino.

Em ocasiões específicas em que os alimentos que contêm lactose são ingeridos, a água ajuda a manter o organismo limpo, reduzindo a possibilidade da incidência de sintomas como dores e diarreia.

Conheça todos os alimentos restritos

Pessoas que sofrem de intolerância à lactose estão sempre na iminência de ingerir alimentos que podem ser prejudiciais, pois nem todos conhecem vastamente o que pode causar as crises.

Algumas pessoas têm restrição total devido ao nível de intolerância. Nesses casos, as crises são muito piores, com graves consequências ao portador. É altamente recomendável preparar seu próprio alimento sempre.

Pães, cereais, bolos e alguns outros alimentos podem ter lactose, ainda que nem mesmo haja a suspeita. Como resultado, os sintomas podem aparecer, tirando o bem-estar do portador momentaneamente.

A crise de intolerância à lactose é muito desagradável e pode proporcionar muitas dores e desconforto. Todo esforço e atenção para diminuir essa possibilidade são importantes e devem ser considerados.

Para quem sofre com o problema, confira algumas opções de como substituir o leite em suas receitas.

substituição do leite

Comentários

Comentário

Fechar