Fechar

Agave: entenda o que é, para que serve e como usar

Se você já buscou uma alternativa ao açúcar, certamente já leu algo sobre o agave. Esse xarope tem a sua origem no México, sendo extraído de uma planta parecida com o agave-azul, que é utilizado para fazer a tequila.

Seu néctar filtrado tem feito sucesso justamente por sua capacidade de adoçar até duas vezes mais que o açúcar comum com a mesma quantidade de calorias. Então, quer saber mais sobre ele? É só continuar lendo este artigo!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é agave

Composto por carboidratos (principalmente a frutose) o agave é um xarope semelhante ao mel, mas um pouco mais suave.

Existem hoje dois tipos dele: um mais escuro e outro mais claro. O primeiro é menos filtrado, o que o deixa com pedaços e um gosto mais forte — parecido com o maple syrup, calda muito utilizada nos Estados Unidos e no Canadá. Já o segundo passa por menos calor na sua produção e é mais filtrado, ficando mais saboroso.

Em relação à sua composição, o agave é fonte de minerais como ferro, cálcio, potássio, zinco e magnésio e tem um índice glicêmico menor em relação ao açúcar (apesar de ser mais doce que ele), demorando mais tempo para liberar glicose no sangue. Isso não só evita picos de produção de insulina como também nos deixa saciados por mais tempo.

A diferença entre o xarope e o mel

O mel é um alimento saudável, indicado para regular o intestino e eliminar algumas bactérias do organismo. Por isso, ele entra nessa disputa para a substituição do açúcar.

Quanto à quantidade de calorias, os dois alimentos têm valores quase que equivalentes. O agave, no entanto, conta com a vantagem de ser 100% vegetal e orgânico, além de ter uma porcentagem maior de frutose (de 75% a 90%, enquanto o mel tem 50% de frutose e 50% de glicose). Isso tudo faz dele o queridinho no mundo fitness.

O agave para os veganos

Todas essas características têm conquistado os adeptos de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Quem segue uma dieta vegana, por exemplo, encontra no agave um grande aliado para o dia a dia. Afinal, como dissemos, ele é uma ótima substituição do mel por ser de origem vegetal.

Além de ser utilizado como calda tradicional, o xarope é uma excelente alternativa para adoçar receitas — como doces veganos —, já que o seu gosto é neutro e não altera o resultado final.

Como usar esse adoçante natural

A calda é um ótimo substituto do açúcar refinado para adoçar bebidas, cafés, sucos e vitaminas. Já para receitas de bolos, panquecas, tortas e outros doces, basta trocar cada colher de sopa de açúcar por uma colher de sobremesa do xarope que o resultado será bastante satisfatório.

Porém, apesar de não ser tão prejudicial à saúde quanto a sacarose (o açúcar branco refinado), ainda é importante consumir o agave com cuidado. Afinal, quando ingerida em excesso, a frutose também pode causar problemas, como colesterol alto, triglicerídeos e gordura no fígado. E esse cuidado deve ser maior ainda para quem sofre de diabetes, já que os níveis altos de glicose podem desencadear crises hiperglicêmicas.

Também é preciso ter atenção na hora de comprar o agave: leia os rótulos com calma e certifique-se da qualidade do produto. Certas reações químicas no seu processamento podem resultar num refinamento que sacrifica parte dos seus nutrientes, transformando-o apenas em um xarope de frutose, bastante prejudicial à saúde. Por isso, lembre-se: o bom agave é o orgânico, isento de contaminações.

Os benefícios do agave

Já vimos como esse xarope pode ser usado no nosso dia a dia, mas ainda vale a pena entender melhor algumas das suas vantagens. Vejamos, então, as principais delas.

Ajuda a equilibrar o colesterol

Ter uma vida saudável é um grande desafio na rotina moderna, mas cada vez mais necessário. A boa notícia é que trocar o açúcar tradicional pelo adoçante agave já é uma grande ajuda nesse sentido.

Enquanto o açúcar tem altas doses de calorias e contribui para o colesterol alto, e o consequente aumento das chances de se desenvolver diabetes, o agave é uma planta rica em saponinas muito eficaz para combater esse colesterol alto no sangue — como bem demonstra um estudo realizado pelo The British Journal of Nutrition, publicado em 2018.

Contém probióticos

Outro composto presente na planta que traz muitos benefícios à saúde é a inulina, que funciona como um probiótico, e certas bactérias saudáveis e necessárias para o bom funcionamento da nossa flora intestinal.

Ainda vale citar os frutanos, que são decompostos pelas nossas enzimas digestivas. Um estudo publicado em 2010 pelo Journal of Applied Microbiology mostrava que esses frutanos do agave estimulam o crescimento de bactérias boas no intestino, como lactobacilos e bifidobactérias.

Receitas com agave

Por fim, que tal conhecer algumas receitas para experimentar o potencial desse xarope? Confira!

Picolé de frutas e chia

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi picado;
  • 10 morangos picados;
  • 2 colheres de sopa de chia em grãos;
  • 2 colheres de sopa de calda de agave;
  • ½ xícara de suco natural de laranja.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, depois coloque em forminhas de picolé e leve-os ao freezer até congelar.

Panqueca integral de banana

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de aveia triturada;
  • 1 xícara de água;
  • 3 bananas d’água médias;
  • 2 colheres (chá) de linhaça em grãos;
  • 1 colher (chá) de fermento em pó;
  • óleo de coco, para fritar as panquecas.

Modo de preparo

Primeiro, bata a água, as bananas e a linhaça no liquidificador. Em outro recipiente, misture a aveia e o fermento. Acrescente a mistura de banana e incorpore-os com uma espátula. Numa frigideira quente, despeje um fio de óleo de coco. Então, coloque uma concha da massa, tampe e espere cerca de 2 minutos antes de virar. Sirva com frutas, nozes ou o acompanhamento que preferir.

E aí, gostou do post? Dá pra ver como o agave pode ser saboroso e saudável ao mesmo tempo, até mais que o mel. Então, é só aproveitar!

E agora que você já conhece esse adoçante natural, quer conhecer mais sobre outros produtos que podem substituir o açúcar? Confira as quais são 4 melhores maneiras de substituir o açúcar na sua alimentação!

Comentários

Comentário

Fechar