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Aprenda a fazer leite condensado vegano

O leite condensado está presente em muitas receitas gostosas, mas se você é vegano, sempre fica aquela dúvida: dá para substituir ou é melhor deixar a receita de lado? Pois saiba que existe o leite condensado vegano, sim!

Feito a partir de vários leites de origem vegetal, ele fica perfeito para uso em receitas de brigadeiro, pudim ou coberturas de bolo. Além disso, também é possível saboreá-lo puro! Ficou curioso para aprender a fazer o leite condensado vegano? Então confira a seguir algumas receitas bem práticas!

Leite condensado vegano de coco

Ingredientes:

  • 500 ml de leite de coco (sem ser light);
  • ½ xícara de açúcar demerara.

É importante que o leite de coco não seja light por causa do teor de gordura, que vai servir para dar liga na mistura. Leve o leite de coco ao fogo baixo até ferver. Abaixe o fogo e acrescente o açúcar demerara e então mexa sem parar por mais ou menos 30 minutos. O bom dessa receita é que você já faz ginástica antes de se entregar ao doce!

O ponto esperado é um leite cremoso, sem desgrudar do fundo da panela. Uma dica é medir a altura do leite na panela no início da receita! Ao reduzir pela metade, é um sinal de que deve estar pronto. Quando der o ponto, tire do fogo e espere esfriar. Leve na geladeira para que ele firme mais um pouco. Pronto!

Leite condensado vegano de aveia

Ingredientes:

Esse leite condensado vegano não é bem um leite, mas ele vai ficar com aparência, textura e sabor de leite condensado tradicional — com um delicioso toque de aveia. Bata o açúcar e a água fervente no liquidificador na velocidade mais rápida por aproximadamente três minutos. Acrescente a aveia e bata por mais dois minutos na mesma velocidade. Se a aveia for em flocos, é necessário bater por mais tempo.

O tempo de preparo pode variar dependendo da potência do seu liquidificador, mas o produto final é um creme liso na mesma consistência do leite condensado normal. Espere esfriar e coloque na geladeira.

Leite condensado vegano de amêndoas

Ingredientes:

A primeira coisa a fazer na receita de leite condensado vegano de amêndoas é o leite de amêndoas em si. Para isso, cubra as amêndoas com água e deixe de molho por quatro horas. Depois desse processo elas vão ficar macias e vão perder os antinutrientes, como o fitato. Escorra a água e lave as amêndoas em água corrente. Bata-as no liquidificador junto com a água por cerca de três minutos. Coe o líquido: esse é o leite.

Com 1 litro de leite de amêndoas pronto, comece o preparo do leite condensado. Misture o leite e o açúcar em uma panela em fogo médio. Deixe cozinhar por 40 minutos sem parar de mexer. De novo, a altura do leite deve reduzir pela metade. Acrescente a pitada de bicarbonato, que vai deixar o leite condensado um pouco mais grosso.

Transfira ainda quente para a batedeira ou para o liquidificador, e bata por aproximadamente 20 minutos. Esse último toque vai deixar o leite condensado mais aerado. Espere esfriar e então guarde na geladeira.

Leite condensado de castanhas de caju

Ingredientes:

Coloque as castanhas de molho por 8h ou, se preferir, coloque-as em água fervente por aproximadamente cinco minutos e depois lave-as. Bata a água quente e o açúcar por mais ou menos três minutos no liquidificador e então vá acrescentando as castanhas aos poucos sem parar de bater. A textura deverá ficar parecida com a do leite condensado comum. Espere esfriar e leve à geladeira.

E aí, curtiu essas receitas de leite condensado vegano? Pronto para arregaçar as mangas e ir para a cozinha? Então aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais e reúna a galera para um brigadeiro vegano!

Quer aprender deixar a festa ainda mais saborosa? Então escolha uma das nossas 5 receitas de coxinha vegana para preparar para a galera!

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