Fechar

Bacon de soja: aprenda a fazer esse substituto vegano

O bacon de carne de porco é usado como acompanhamento em vários pratos, mas não é porque você é vegano que não pode substituir o ingrediente por várias outras opções que não usam a carne como base. Um excelente substituto de origem vegetal é o bacon de soja, por exemplo.

O chamado bacon vegetal, ou bakin, é geralmente feito de soja e pode ser usado normalmente em pizza, batata frita, no hamburguer, na farofa… Bem mais saudável que o bacon tradicional, ele é mais leve, mais nutritivo e natural.

Ficou a fim de experimentar essa iguaria? Então vamos à receita!

Bacon de soja

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 300 gramas de carne de soja (PTS ou PVT);
  • 3 colheres de sopa de molho inglês ou shoyu;
  • 2 colheres de páprica picante ou páprica doce;
  • 1 pitada de cominho;
  • 1 pitada de alho frito;
  • 1 colher de chá de fumaça líquida;
  • 1 colher de azeite de dendê;
  • 2 colheres de óleo de canola;
  • sal a gosto;
  • pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer

Em uma panela antiaderente ou em uma frigideira de boca larga, esquente o azeite com o óleo e refogue o alho junto com a páprica (a páprica doce deixa o sabor mais suave do que a versão picante).

Quando a páprica dissolver no óleo, é hora de acrescentar a carne de soja e o restante dos temperos: o cominho, o sal e a pimenta. Frite a carne até que todos os óleos sejam absorvidos.

A fumaça líquida é colocada ao fim do cozimento. O produto é uma forma rápida de dar aquele gostinho de defumado às carnes preparadas em casa. Nas metrópoles, não é tão difícil de achar, mas pode ser mais rara em cidades pequenas. Nesse caso, o bacon de soja ficará com menos aroma e gosto da defumação, mas ficará bom da mesma forma!

O objetivo é que o bacon vegetal fique mais sequinho, crocante sem chegar a ficar duro. Ele pode ser armazenado por alguns dias em um pote tampado, sem necessidade de ir à geladeira. Mas é provável que ele acabe antes de guardar!

Outras alternativas

O bacon vegetal não precisa ser feito só com a carne de soja. No momento de substituir ingredientes do cardápio não vegano ou não vegetariano, o que conta mais é a criatividade na hora de encontrar opções, e o bacon é um alimento que apresenta muitas possibilidades.

Você também pode tentar com cogumelos shitake (preparado assado), com o tempeh (um alimento da Indonésia feito a partir da fermentação da soja), com tofu, com tirinhas de coco ou de fatias de berinjela. O comum em todas as preparações são o molho shoyu e a páprica (que geralmente vai dar a cor avermelhada). Se for possível, use a fumaça líquida para dar o toque especial de defumado. Vale experimentar e encontrar o ideal ao seu paladar!

Curtiu essa receita de bacon de soja e essas outras ideias de substituição? Então, que tal aprender um pouco mais sobre como preparar a carne de soja? Confira neste outro artigo.

A OneMarket é seu mercado online de alimentação inclusiva. Saiba mais sobre como vamos mudar o que você sabe sobre alimentação saudável. Quero Conhecer

Comentários

Comentário

Fechar