Fechar

Cruelty free: conheça os produtos que não passam por testes em animais

Uma das principais preocupações dos consumidores ao comprar produtos de beleza ou de limpeza é se certificar se tais itens foram dermatologicamente testados antes de serem comercializados. O que poucos sabem, no entanto, é que a maior parte dos testes é feita em animais, com exceção dos cruelty free.

Os produtos ‘’livres de crueldade’’ são largamente utilizados pelo público vegano e também estão caindo, pouco a pouco, no gosto daqueles que não seguem essa filosofia de vida.

Não sabe o que é o conceito de cruelty free e quais são as particularidades desses itens? Não se preocupe! A seguir, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e conferir algumas marcas liberadíssimas para o uso. Boa leitura!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que são os produtos cruelty free?

Produtos livres de crueldade são aqueles que não passam por testes feitos em animais nos laboratórios antes de serem comercializados. A maioria dos testes ocorrem na indústria de cosméticos e de produtos destinados à limpeza, mas praticamente todos eles podem ser testados, inclusive alimentos.

Com o crescimento da preocupação com os direitos dos animais ao redor do planeta, muitas empresas passaram a investir cada vez mais em novas tecnologias que visam a substituição completa dos animais nos testes de produtos, como o uso de peles sintéticas.

Apesar da ligação com o público vegano, o conceito cruelty free não está completamente atrelado a ele. Isso acontece porque um produto pode não ser testado laboratorialmente em animais, mas conter subprodutos derivados em sua composição, como o mel e o leite, por exemplo.

Por isso, todo vegano utiliza produtos cruelty free, mas nem todos os produtos cruelty free são veganos (livres de componentes animais na fórmula).

Como identificar tais itens?

Infelizmente, ainda não há uma certificação específica para o assunto no Brasil. Algumas empresas mais engajadas já utilizam selos próprios em suas embalagens, com o objetivo de informar os seus valores aos consumidores.

Por enquanto, podemos utilizar a Internet para confirmar se as marcas nacionais realmente são cruelty free. Existem diversos grupos de discussão sobre esse ponto, onde pessoas trocam informações sobre as respostas obtidas nos SACs (serviços de atendimento ao consumidor) das empresas.

No entanto, os produtos internacionais contam com uma certificação oficial, emitida por órgãos ligados ao bem-estar animal. Na União Europeia, por exemplo, a comercialização de cosméticos testados em animais está proibida desde 2013. Os principais selos certificadores são:

  • Leaping Bunny;
  • PETA Approved;
  • Choose Cruelty-Free.

Produtos cruelty free podem ser encontrados em drogarias, supermercados e online. Uma boa opção é adquiri-los por meio de sites voltados para o público vegan ou fazer uma assinatura de produtos exclusivamente veganos. Dessa forma, não há erro e você saberá que são itens confiáveis!

Quais são as principais marcas cruelty free do mercado?

Embora ainda não possamos contar com selos nacionais de certificação, várias empresas fazem um lindo trabalho ao promover os conceitos da beleza e praticidade livres de crueldade. Vamos conferir as principais?

  • Surya;
  • Granado;
  • Lush;
  • Ikove;
  • Alva;
  • Weleda;
  • Acquaflora;
  • Abelha Rainha;
  • Biozenthi;
  • Dailus;
  • Davene;
  • Flores & Vegetais.

Para conferir várias outras alternativas, acesse a lista completa de empresas nacionais atualizada pelo PEA (Projeto de Esperança Animal).

Agora que você já sabe tudo sobre os produtos cruelty free, que tal incluí-los em suas próximas compras e mostrar todo o seu apoio para a causa? Com mais consumidores optando pelos produtos livres de crueldade, a tendência é que as empresas invistam mais em novas tecnologias e busquem alternativas aos testes em animais!

Para ter certeza de que está comprando apenas produtos livres de crueldade e completamente veganos, confira a VeganaBox!

Comentários

Comentário

Fechar