Fechar

Descubra, definitivamente, o que é ovolactovegetarianismo

Em um passado pouco distante, eliminar a proteína animal da alimentação parecia inconcebível para muitos. Nos últimos anos, no entanto, o número de adeptos do ovolactovegetarianismo e de outros tipos de dietas sem carne mostrou progressos consideráveis.

O vegetarianismo é, além de um tipo de alimentação, uma filosofia de vida, e consiste na exclusão de carnes de todos os tipos da alimentação, podendo ainda excluir laticínios (ovovegetarianos), ovos (lactovegetarianos) ou todos os derivados de origem animal (veganos ou vegetarianos estritos).

Mas, afinal, como funciona essa dieta? O que pensam os ovolactovegetarianos? Quais as vantagens trazidas por esse estilo de vida? Continue a leitura e confira as respostas para todas essas perguntas!

O que é o ovolactovegetarianismo e como é essa dieta?

Não se sabe ao certo onde e quando surgiu a filosofia vegetariana. Estima-se que isso tenha ocorrido há 5 milhões de anos, com o nosso antepassado mais antigo, que se alimentava exclusivamente de vegetais antes da descoberta do fogo.

Já nas sociedades, é possível afirmar que os primeiros vegetarianos habitaram o Egito Antigo, e que excluíam a carne da alimentação por razões religiosas. Para eles, a abstenção da proteína animal elevava o karma e os deixava em um nível espiritual mais puro para a reencarnação.

O ovolactovegetarianismo consiste na exclusão da carne do cardápio. Isso inclui os mamíferos, aves, peixes e frutos do mar. O objetivo é não consumir nenhum animal que possua sistema nervoso desenvolvido e, por isso, seja capaz de sensações como dor e medo.

No entanto, esse tipo de vegetariano consome diversos outros alimentos, incluindo ovos, laticínios (leite, queijos, iogurte e outros) e mel, além de produtos que não são de origem animal, como todos os vegetais, algas e fungos.

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de vegetarianismo?

Independentemente da razão — ética, religiosa saúde ou mera preferência de sabor —, é inegável que a alimentação vegetariana traz inúmeras vantagens para o organismo. Confira:

Melhora o estado geral da saúde

Excluir a carne do cardápio pode ajudar qualquer indivíduo a ter uma saúde melhor. Isso acontece devido à redução da gordura contida nesse produto, que promove um ganho de peso acelerado.

Por isso, tornar-se vegetariano pode ajudar você a perder quilinhos extras, além de conferir muito mais energia e bom humor para o seu dia a dia, garantindo produtividade e energia para a prática de atividades físicas.

Reduz o risco de doenças metabólicas e cardiovasculares

Se os seus planos incluem ter uma vida longa e saudável, optar pelo vegetarianismo é a melhor pedida. Essa alimentação é a responsável por reduzir consideravelmente os riscos de desenvolvimento de uma doença metabólica (como a diabetes tipo 2) ou cardiovascular.

A baixa ingestão de gordura ruim é também a principal razão para esses dados. Além disso, a dieta vegetariana regula a pressão arterial, diminuiu o colesterol e contribui favoravelmente para diversos outros aspectos da saúde do organismo.

No entanto, nem tudo são flores. Assim como em qualquer outro tipo de alimentação, é crucial buscar o equilíbrio e não cometer exageros. É bastante comum que vegetarianos exagerem nas massas e nos laticínios, por exemplo, o que não é a melhor opção. Fique ligado!

Outro ponto essencial é buscar um médico para fazer check-ups regulares e conferir os níveis da vitamina B12 no organismo. Algumas vezes, pode ser necessária a reposição por meio de cápsulas.

Como é um cardápio ovolactovegetariano?

A alimentação ovolactovegetariana não é nada complicada. Confira uma ideia de cardápio simples:

Café da manhã

  • smoothies de frutas;
  • pão integral com manteiga, húmus ou pasta de amendoim;
  • ovo mexido ou omelete.

Almoço e jantar

  • sopas;
  • arroz e feijão;
  • macarrão com proteína texturizada de soja.

Lanches

  • sanduíches;
  • oleaginosas;
  • frutas;
  • iogurtes.

O ideal é sempre buscar um nutricionista para auxiliar nos novos hábitos alimentares. A internet também está repleta de receitas deliciosas para você experimentar!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o ovolactovegetarianismo? Essa filosofia de vida é extremamente benéfica para a alma e para o corpo, desde que todos os cuidados sejam tomados e exageros sejam evitados. O que está esperando para se juntar aos vegetarianos?

Para não perder nenhuma novidade da OneMarket, assine a nossa newsletter e receba todos os conteúdos diretamente em seu e-mail!

A OneMarket é seu mercado online de alimentação inclusiva. Saiba mais sobre como vamos mudar o que você sabe sobre alimentação saudável. Quero Conhecer

Comentários

Comentário

Fechar