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Entenda o que é a dieta plant-based e seus benefícios

Você já pensou em basear a sua alimentação, principalmente, nos vegetais? O jornalista e ativista norte-americano Michael Pollan indicou, no livro “In defense of food”, a seguinte prática: coma comida, não muito, a maioria plantas. É exatamente isso que norteia a dieta plant-based.

Priorizar os vegetais e os nutrientes que eles têm a oferecer são os fundamentos dessa dieta. Esse movimento tem ganhado cada vez mais adeptos e apresenta algumas diferenças para o veganismo e o vegetarianismo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo e confira!

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O que é a dieta plant-based?

Plant-based, em tradução livre, significa à base de plantas. Ou seja, essa forma de se alimentar valoriza os vegetais e na forma natural e completa. A ideia é usar todas as partes do produto, inclusive talos, folhas e cascas, para aproveitar completamente os nutrientes.

Os adeptos dessa prática se diferenciam de veganos e vegetarianos por excluírem do cardápio os alimentos processados, por estarem mais preocupados com o valor nutricional do que comem e por darem prioridade aos orgânicos. Normalmente, eles não consomem produtos de origem animal, mas isso pode variar.

Como você pôde perceber, a dieta plant-based propõe uma alimentação simples e nutritiva, além de defender a sustentabilidade e combater o desperdício.

Quais são os benefícios dela?

Adotar a dieta à base de vegetais pode trazer bons resultados para a sua saúde. Veja a seguir alguns deles.

Previne doenças crônicas

Doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer, diabetes e obesidade, em muitos casos, estão relacionadas à má alimentação, com baixa ingestão de fibras e o consumo de alimentos ultraprocessados. Por isso, ao priorizar os produtos naturais, você, consequentemente, vai ajudar na prevenção dessas mazelas.

Combate o declínio cognitivo

O Alzheimer é considerado uma epidemia do século XXI e afeta cerca de 26 milhões de pessoas no mundo. Para reduzir o risco de desenvolver esse mal, a dieta plant-based pode ser uma boa aposta, pois há um consumo maior de alimentos antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres e, assim, prevenir o envelhecimento celular.

Auxilia no emagrecimento

Adeptos dessa alimentação consomem alto teor de fibra e excluem da dieta os produtos processados, como refrigerantes, biscoitos, doces, entre outros. Além promover a perda de peso, a plant-based ajuda o indivíduo a manter-se saudável.

O que comer em uma dieta plant-based?

Agora que você já sabe em que se baseia essa alimentação e quais são os benefícios, vamos explicar como adotar essa dieta no seu dia a dia. A ideia é consumir frutas, verduras e legumes variados, cereais integrais, leguminosas, sementes e oleaginosas. Não se esqueça de eliminar do cardápio produtos processados, refinados e com corantes e aromatizantes.

O consumo de vegetais deve ocorrer de forma integral, ou seja, aproveite cascas, sementes, talos e folhas. Uma ótima forma de exercer a criatividade, evitar o desperdício e valorizar o seu dinheiro.

Para evitar alguma deficiência nutricional, como de proteína ou ferro, por exemplo, invista na variedade do seu prato. Você pode encontrar diferentes alimentos fonte de proteína animal, como cogumelos, soja, tofu etc. O ferro pode ser consumido em folhas verde-escuro e o cálcio, em oleaginosas e sementes.

Basear a sua alimentação em na dieta plant-based não é difícil e pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde. Lembre-se sempre de priorizar os alimentos naturais e de preferência orgânicos. Invista na variedade, no prato colorido e deixe de fora alimentos ultraprocessados.

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