Fechar

Pirâmide vegana: descubra agora como ela funciona

A maioria de nós está familiarizado com o conceito de pirâmide alimentar. A famosa imagem é muito comum nos livros escolares, especialmente durante os anos de educação fundamental. O que poucos sabem, no entanto, é que existe uma outra variedade desse gráfico: a pirâmide vegana.

Assim como o esquema tradicional, a pirâmide vegana tem como principal objetivo a organização dos principais nutrientes de uma dieta, nesse caso voltada para a alimentação livre de ingredientes de origem animal, como as carnes, o ovo e os laticínios.

Mas, afinal, qual é a importância de se conhecer melhor esse tipo de organização? Quais são as suas funções? Como a pirâmide vegana funciona? Continue a leitura e descubra a resposta para todas essas perguntas logo abaixo!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é a pirâmide vegana?

A pirâmide alimentar foi criada nos anos 90 por nutricionistas e seu principal objetivo era fornecer informações sobre alimentação saudável à população. De modo geral, ela continha os principais elementos necessários diariamente para a composição de uma dieta equilibrada e diversificada.

Em 2011, foi criado um novo tipo de pirâmide, conhecida como funcional. Nela, os grupos alimentares foram atualizados com as novas descobertas e adaptados ao novo conceito de alimentação saudável.

A pirâmide vegana segue a mesma linha, fornecendo informações importantes sobre os principais grupos alimentares e explicando os alimentos que devem compor diariamente uma dieta equilibrada.

Quais são as diferenças entre essa pirâmide e a tradicional?

Embora sejam estruturadas mais ou menos da mesma maneira, em forma de uma pirâmide, os dois gráficos têm diferenças cruciais. Elas dizem, é claro, respeito ao conteúdo das informações trazidas neles.

Na pirâmide tradicional, estão inclusos produtos de origem animal, como é o caso das carnes (no campo das proteínas) e de outros ingredientes, como os laticínios (leites e queijos, por exemplo) e ovos.

Já na pirâmide vegana, esse tipo de produto não está listado, e são substituídos por outros igualmente nutritivos e saudáveis, trazendo todas as informações necessárias para que os veganos e vegetarianos se alimentem da melhor maneira possível.

Como ela funciona?

Assim como a pirâmide tradicional, o gráfico vegano nos informa sobre os principais grupos alimentares e a quantidade de alimentos de cada um deles que deve ser ingerida diariamente.

Em sua base, ou seja, na parte mais abaixo (e também a maior de toda a pirâmide), encontram-se os cereais, que devem ser consumidos em abundância e compõem a maior parte da alimentação vegana. Eles devem ser preferencialmente integrais e incluem o arroz, o centeio, a aveia, entre outros.

Subindo um pouco, encontramos os vegetais, legumes e frutas. Esses alimentos devem ser ingeridos generosamente, já que conferem muitas vitaminas e minerais essenciais para a alimentação vegana.

Mais acima, encontramos a terceira separação da pirâmide, onde estão as leguminosas (como o feijão, o grão de bico e a ervilha) e oleaginosas (amendoins, castanhas e nozes), além de vegetais ricos em cálcio (como as folhas de coloração verde escura).

Por fim, no topo (menor parte da pirâmide), encontramos aqueles alimentos que devem ser consumidos com cautela. Eles incluem os açúcares, as gorduras e o sal, que não devem ser ingeridos em excesso para evitar problemas na saúde.

Qual é a importância de conhecer a pirâmide vegana?

Conhecer os grupos alimentares, suas funções e as quantidades diárias recomendadas auxilia os veganos e aspirantes a montarem melhor seus pratos, de forma a obter todos os nutrientes necessários para uma saúde completa.

Dessa forma, é mais fácil se educar e turbinar o organismo com tudo que ele precisa para funcionar em alto nível, com muita energia e com um sistema imunológico fortalecido.

Agora que você conhece a pirâmide vegana e sabe a importância dela, não perca tempo e comece a aplicar esses conhecimentos em seu dia a dia! Dessa maneira, ser mais saudável se torna uma tarefa muito mais simples.

Quer saber ainda mais sobre o tema? Confira e baixe nossa Pirâmide Vegana gratuitamente e conheça ainda mais aspectos dessa importante ferramenta!

Comentários

Comentário

Fechar