Fechar

Vegetariano come peixe? Veja o que é permitido na dieta vegetariana

Questionar se vegetariano come peixe é um assunto um pouco delicado, já que os adeptos dessa alimentação têm uma dieta baseada em legumes, frutas, fibras, vegetais e grãos, excluindo todos os tipos de carne. Ou seja, não se come carne de frango, boi, porco, peixe, frutos do mar em geral e nem outros animais.

Se você achava que vegetariano come peixe, pode agora estar se perguntando “quais são os tipos de dieta vegetariana“, “quais alimentos substituir?”. São muitas as dúvidas, não é? Então, leia o artigo que preparamos sobre o assunto e entenda melhor sobre o vegetarianismo!

Quais os tipos de vegetarianismo?

Existem alguns tipos de vegetarianismo que se dão pela inclusão ou exclusão de derivados de animais na alimentação diária. Além disso, é importante ressaltar que há definições mais amplas que incluem o consumo eventual na dieta de peixes ou frutos do mar (como pixo-vegetariano, flexivegetariano, semi-vegetariano), mas esses não considerados tipos de vegetarianismo.

Ovolactovegetarianos

Os ovolactovegetarianos excluem da dieta todos os tipos de carne de origem animal e seus derivados como presunto, salsicha, linguiça etc. São permitidos, porém, o consumo de ovos, leite e derivados, e também alimentos de origem animal, como o mel. Dessa forma, aumenta-se a variedade da alimentação e justamente por isso são pessoas com menos necessidade de suplementação de nutrientes.

Interessante dizer que alguns vegetarianos optam por consumir apenas o ovo — ovovegetariano — ou apenas o leite — lactovegetariano — na rotina alimentar.

Vegetariano estrito

Nesta categoria são excluídos da dieta alimentar todos tipos de carne de origem animal e seus derivados. Também são excluídos ovos, leite e seus derivados, assim como alimentos de origem animal. O leite aqui é substituído por opções vegetais, como leite de aveia, arroz, amêndoas e inhame.

Veganismo

Para os adeptos deste regime alimentar, o veganismo é um estilo de vida. Eles excluem todo tipo de carne animal ou qualquer outro tipo de alimento que tenha origem animal.

Além disso eles também não usam produtos testados ou obtido diretamente de animais, como cosméticos ou roupas. Para quem adota esse estilo de vida, tudo que tenha origem no sofrimento dos animais é excluído de sua rotina.

Por essa razão, são considerados vegetarianos estritos, porém nem todos os vegetarianos estritos são veganos.

Frutívoros

Aqui, a alimentação é exclusivamente de frutos. É excluído todo alimento de origem animal.

E então? Vegetariano come peixe?

É recorrente vegetarianos ouvirem esse questionamento. Há pessoas que consomem peixes e frutos do mar, mas se consideram vegetarianos. Contudo, os peixes são animais assim como mamíferos e aves. Sentem dor, medo e são conscientes. Não há motivos para não serem tratados com a mesma consideração que os demais.

Os impactos no meio ambiente

A cada ano, avalia-se que a indústria pesqueira retire dos mares cerca de 30 milhões de pescados para o consumo humano. Dessa forma, segundo cientistas, muitas espécies podem desaparecer nos próximos 50 anos. As mesmas espécies hoje ameaçadas poderão ser extintas com consequências ambientais ainda imprevisíveis.

O maior receio dos estudiosos é que os danos provocados até agora sejam irreversíveis. Um estudo no Canadá, com cerca de 100 espécies de peixe nos mostra que populações de espécies marinhas reduzidas em mais de 60% podem nunca mais se recuperar.

Além disso, piscicultura polui o solo, a água e a atmosfera. Tendo essa consciência, quem adota a dieta vegetariana não come carne de origem de qualquer animal, nem mesmo peixe.

Mas sem consumir peixe, como ingerir ômega 3?

Pela sua dieta, é natural que os vegetarianos consumam menos ômega 3 que as pessoas carnívoras. Entretanto, é totalmente possível conseguir ingerir esse tipo de gordura por meio de fontes vegetais.

Substitua o peixe por gorduras monoinsaturadas, sendo o azeite uma excelente opção, por exemplo. As sementes também são aliadas de quem deseja manter uma dieta vegetariana sem prejuízo nutricional. O cânhamo, a chia e a linhaça são ricos em ômega 3. Não se esqueça também das nozes, algas e as beldroegas, boas fontes desse nutriente.

Viu só como o vegetarianismo é mais simples do que você imaginava? Agora que você já sabe que “vegetariano come peixe” é um mito, que tal ler mais um dos nossos artigos sobre o assunto e conhecer os motivos de quem escolhe ser vegetariano?

A OneMarket é seu mercado online de alimentação inclusiva. Saiba mais sobre como vamos mudar o que você sabe sobre alimentação saudável. Quero Conhecer

Comentários

Comentário

Fechar