Fechar

Você já ouviu falar em açougue vegano? Entenda o que é aqui

Você já ouviu falar em açougue vegano? O termo parece até contraditório por unir o tradicional comércio de carnes ao veganismo, um estilo de vida que torna impensável a exploração animal. Tais estabelecimentos, no entanto, comercializam alimentos com gosto e aparência similares aos das carnes e embutidos, mas feitos com produtos de origem vegetal.

Que tal saber mais sobre o açougue vegano? Continue a leitura e conheça essa novidade.

Onde se originou a ideia de um açougue vegano?

O primeiro açougue vegetariano de que se tem notícia foi um empreendimento holandês que existe desde 2010. A ideia de seus idealizadores era de fornecer opções de alimentos mais saudáveis, inclusive para pessoas que consomem carne, com o mesmo sabor dos pratos que levam carne de boi, frango ou porco no seu preparo.

Mais tarde, no Canadá e nos Estados Unidos, surgiram os primeiros açougues veganos, agora sem nenhum ingrediente de origem animal. A ideia de chamar uma loja do tipo de “açougue”, mesmo vendendo muito mais além das iguarias que simulam carne, veio para impactar e gerar curiosidade nos consumidores, o que faz com que sejam mais receptivos para provar essas delícias vegetais.

O Brasil já conta com estabelecimentos do tipo?

De lá para cá, o Brasil já alcançou os outros países e algumas grandes cidades já contam com açougues veganos e vegetarianos. Se, na sua cidade, ainda não existe um estabelecimento assim, saiba que existem sites que comercializam ótimos produtos que não levam matérias-primas de origem animal em sua composição.

Então, todos podem contar com esses produtos, seja em uma loja agradável no bairro ou no conforto da sua casa. O importante é ter a garantia de procedência e poder contar com alimentos de qualidade, afinal, isso vale muitos pontos na hora de escolher por um estilo de vida mais saudável.

Quais são os produtos vendidos em um açougue vegano?

O mix de produtos de um açougue vegano vai muito além dos substitutos da carne. Contando com pequenas mercearias, algumas dessas lojas também oferecem grãos e cereais integrais, leites e seus derivados de origem vegetal e até vegetais orgânicos.

Mas, certamente, o que chama mais atenção, inclusive dos carnívoros de plantão, são os pratos à base de “carne”! Os adeptos de uma dieta vegana sabem como é mais difícil conferir sabor e textura aos alimentos, assim, com um pouco de prática, eles acabam se tornando magos dos temperos. Mas, enquanto esse dia não chega, ou mesmo quando vem aquela vontade de variar o cardápio, que tal contar com um churrasquinho vegano, kafta de shiitake, linguiça vegana, bacon de coco e almôndegas de cogumelos?

Esses são apenas alguns dos pratos que você pode provar nesses estabelecimentos. O interessante é que, embora ainda se utilize muita soja, existem outras possibilidades que são muito usadas com esse fim e são tão saborosas e nutritivas quanto o grão. Cogumelos, coco e jaca são alguns dos ingredientes que fazem dos pratos de um açougue vegano uma delícia — e que você precisa provar!

Para saber como desfrutar mais das opções de uma dieta sem carne e alimentos de origem animal, leia nosso post sobre o assunto e aprenda como adotar uma dieta vegana e aproveite!

Comentários

Comentário

Fechar